Capas
< Voltar
Explosão de sabor
12/05/2016Quem se depara com tabletes, bombons, mousses, pudins, bolos e tantas outras formas tomadas pelo chocolate sobre as prateleiras de supermercados e lojas especializadas, na maioria das vezes não se dá conta de que pode estar frente a uma verdadeira obra de arte. Nós entendemos, é claro, afinal é difícil pensar em outra coisa a não ser devorar absolutamente tudo, mas decidimos explorar um pouco mais a fundo o universo dessa tentação para tentar enxergá-la sob outro olhar.
O início da história do chocolate pode não ser muito preciso, já que os primeiros registros datam de 1.500 a.C., mas nomes famosos fizeram parte da trajetória do doce: François Louis Cailler, inventor do tablete em 1820; Henri Nestlé, responsável pela invenção do leite em pó e posteriormente da versão ao leite; e Rudolph Lindt, descobridor da técnica de conchagem e do acréscimo da manteiga de cacau em 1879; foram apenas alguns dos inúmeros mestres chocolateiros que contribuíram com a evolução dos métodos que o tornaram a delícia que é nos dias de hoje.
Muita gente não sabe, mas o processo de produção de um bom chocolate demanda boas pitadas de habilidade, dedicação e, principalmente, sensibilidade. Desde a colheita do cacau até a comercialização, as etapas devem ser realizadas com atenção, pois qualquer alteração ou descuido pode interferir no resultado do produto final, como diferenças no sabor e na textura, por exemplo. Frequentemente, os experts da área comparam as técnicas de fabricação da iguaria às de um bom vinho.
Saiba mais sobre o processo de fabricação do chocolate e entenda as principais diferenças entre os mais variados tipos. Clique aqui para conferir a matéria completa na versão online da Public LifeStyle.