Beauty

< Voltar

Cuide-se

Por 08/11/2013

No ritmo do Zumba

Cativante e divertido, o Zumba ganha cada vez mais espaço na vida de quem busca vida saudável com recheio de diversão

união entre dança e ginástica já pode ser encontrada nas academias e centros esportivos pelo mundo. Tudo se resume em aulas de uma hora, onde podemos eliminar no mínimo 500 calorias e se divertir como se estivesse em uma festa. Bem vindo ao clube do Zumba, um programa de exercícios que cativa jovens e adultos, tendo como requisito básico se divertir, ganhando saúde, bem estar e melhorando a aparência.

O Zumba é uma dança com ginástica ao som de ritmos latinos. Cada aula promove muita  tonificação muscular e diversão. Conhecido como um exercício disfarçado, sua principal característica é que os alunos vão para as aulas não só pensando em perder os quilinhos em excesso e sim buscando frequentar as sessões sabendo que vão sair de lá com um sorriso no rosto.

Cada aula parece uma festa. Todo o ambiente é cercado com muita música, diversão e exercícios. O programa zumba é constituído por movimentos energizantes fáceis de acompanhar. O objetivo da aula não é ensinar a dançar e sim perder peso trabalhando o corpo. Em apenas uma sessão, é possível queimar de 500 a 800 calorias em apenas uma hora.

Dependendo das coreografias e da intensidade, esse número pode chegar a marca de 1000 calorias. As principais partes do corpo que são trabalhadas são os braços, pernas e o coração.

Sua origem é relativamente nova. Em meados dos anos 90, o personal trainer colombiano Alberto Perez, mais conhecido como “Beto”,descobriu o conceito de forma “acidental”. Certo dia, ao entrar na sala de aeróbica, ele viu que tinha esquecido a música que costumava tocar durante o exercício. Em meio a esta situação, ele pensou rápido e pegou as primeiras fitas que achou em sua mochila, com estilos que o agradava, como salsa e o merengue. Como se não bastasse, ele precisou improvisar a aula toda com ritmos que até então não eram tradicionais para aulas aeróbicas que costuma dar.

Os alunos curtiram tanto a aula e ela ganhou tal proporção que se tornou a mais popular da academia. A partir desde acontecimento, ele adaptou as aulas e criou o conceito “Zumba”. Para se ter uma ideia da proporção que amodalidade alcançou, além das aulas, ela ganhou uma linha roupas e acessórios, DVDs com vídeo aulas e jogos de videogame para melhorar a prática.

No Brasil ainda não é um programa muito divulgado, mas vem ganhando cada vez mais adeptos graças a publicidade “boca a boca” e com a ajuda da divulgação da internet e nas academias. Ficou curioso para descobrir essa sensação? Agora moda entre as academias, você pode encontrar essa modalidade, por exemplo, em aulas na Agonn.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...