Colunista

Valéria Guazzaloca

Publisher

Ultra Academia em Santos, opção completa

Valéria Guazzaloca 09/05/2022

A academia registra aumento na procura por aulas coletivas. O espaço reúne treinos de ballet fitness, yoga, dança, bike indoor, HIIT, musculação, natação, hidroginástica  e aeróbico

Eu amoooo a academia, além de ser muito perto de casa, a equipe é solicita e tudo funciona. Acredito que a relação custo-benefício da academia é excelente. Existem muitos motivos para treinar, pode ser para obter um resultado de um corpo perfeito ou para ter uma qualidade de vida melhor, o farto é que a ser fitness virou quase que uma necessidade, principalmente depois da pandemia, e por isso fomos entender um pouco as mudanças que o mercado sofreu.

 

A indústria de fitness passou por muitas mudanças nos últimos dois anos. Se a tendência de olhar para os exercícios como uma atividade para melhorar o bem-estar mental já vinha crescendo, com a pandemia voltamos a pensar em como eles são importantes também para a saúde física como forma de prevenção de diversas doenças. O começo de 2022, com as pessoas retomando à “vida normal” após vacinação e diminuição da média de casos de Covid, vem trazendo consigo uma retomada importante nas academias: as aulas em grupo.

No caso da Academia Ultra, a retomada também é refletida nos números. “Encerramos 2021 com 30 mil alunos ativos, agora em fevereiro desse ano já são mais 56 mil alunos ativos, um crescimento de quase 80%. Nossa expectativa é ter 150 mil alunos até o final de 2022”, relata Marcel Gandra, sócio-diretor do Grupo Ultra. Contabilizando as horas a mais que passamos em frente à TV ou ao computador durante os últimos dois anos, o empresário acredita em uma “corrida” às academias. “As pessoas estão cansadas de ficar em casa só vendo a balança subir, a imunidade baixar e as doenças aparecerem. A procura por atividade física vai continuar crescendo à medida que todos forem se sentindo mais seguros para frequentar outros ambientes”, diz Marcel.

 

Ballet fitness

Além de um espaço que oferece musculação e conta com estrutura completa, tecnologia de última geração, uma ampla oferta de aparelhos e modalidades de aulas, com professores certificados e ambiente que foge do comum das academias tradicionais, a unidade da baixada santista também conta com studio de BYD – nova boutique de condicionamento físico que junta ballet fitness, yoga e dança. A metodologia do ballet fitness foi desenvolvido pela bailarina e empreendedora Betina Dantas quando lesionou seu tornozelo em 2003 e ficou impossibilitada de fazer as atividades de seu treino habitual. O obstáculo a obrigou a desenvolver uma metodologia única que pudesse ser praticada apesar de suas limitações. Foi neste momento de adversidade que a dançarina começou a combinar exercícios funcionais da ginástica com elementos básicos do Ballet Clássico, criando seu próprio método que pode ser praticado até por quem nunca fez balé.

A prática se tornou queridinha entre famosas como Karina Bacchi, Sabrina Sato, Fernanda Souza, Ingrid Guimarães, entre outras, por conta dos resultados rápidos, aulas envolventes com foco no alto número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular. “A transformação é surpreendente, pois a aula mescla o aeróbio com o anaeróbio, trazendo força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade como poucas modalidades conseguem! É uma aula ‘power’ que trabalha bastante com o cardiovascular, promovendo a queima de calorias e consequentemente perda de peso”, comenta Betina. A segunda modalidade oferecida no Studio BYD é o yoga, que vem ganhando cada vez mais adeptos. Com a maior atenção para a saúde física e mental, as pessoas ganharam interesse pelos princípios de mindfulness e equilíbrio emocional. A dança aparece como a terceira opção e sempre permanece em alta devido à maneira divertida que promove condicionamento.

Spider Kick, bike indoor e piscina

Na unidade Santos, os alunos também poderão também fazer aulas na Spider Kick – um treino de 45 minutos, com diferentes atividades que promovem alto gasto calórico e melhoram o condicionamento físico. “A aula é um prato cheio para quem busca perder peso, aliviar o stress do dia-a-dia e cuidar da saúde. É um treino que faz o aluno dar o seu melhor, dentro dos limites do próprio corpo”, afirma Marcos Minchiotti, CEO da Spider Kick. O studio tem como sócio Anderson ‘Spider’ Silva, ex-Campeão Peso Médio do UFC, e é inspirado nos exercícios que ele fazia para se preparar para os combates.

Outro studio presente na nova unidade é o Cycle, circuito de bike indoor. “Muito mais do que uma simples aula de bike, o Cycle utiliza estímulos para desenvolver capacidades como consciência corporal, condicionamento físico, ritmo e coordenação motora de maneiras diferenciadas, tudo com muito ritmo e entusiasmo”, diz Julio Papeschi, coordenador técnico. As aulas buscam simular, ao máximo, as condições de um treinamento de ciclismo real. “Elas apresentam intensidade variável que sempre acontece por meio das mudanças de ritmo, tanto pela velocidade das pedaladas quanto das músicas que são disponibilizadas na sala”, completa.

Tanto na Spider quanto na Cycle, os alunos têm seus batimentos cardíacos monitorados – todos usam um frequencímetro e acompanham no monitor de uma TV a zona cardíaca em que estão. O monitoramento começa na zona azul, que revela batimentos tranquilos. Depois vem a amarela, quando eles ficam um pouco mais elevados. Então chegamos à laranja, que é a frequência ideal e há a maior queima calórica. “É aí que o jogo começa… A pontuação é baseada no tempo em que cada aluno se mantém na zona laranja, ou seja, quanto mais tempo na zona laranja, maior sua pontuação. É isso que torna a disputa justa com todos os participantes, independentemente da idade, condição física ou qualquer outra variável”, diz Marcos. No final da aula, essa TV exibe o ranking, além de trazer escudos e highlights dos sucessos e conquistas dos participantes.

A unidade também possui o Plano ACQUA, que disponibiliza várias atividades aquáticas para crianças e adultos, seguindo a metodologia do nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges. “Todo nosso conceito vem da observação de um aumento da procura por treinos específicos que vão além das academias tradicionais, por isso, trouxemos para o Brasil um modelo de negócio que já se provou rentável em outros países. Queremos revolucionar os espaços fitness, por isso usamos nossa expertise para escalar marcas que condizem com nossos princípios”, finaliza Marcel Gandra.

 

Sobre o Grupo Ultra

O Grupo Ultra é uma holding especializada em franquias de Academias e Studios Fitness, comandado pelo empresário Fernando Nero. Fundada em meados de 2020, a rede conta com uma operação promissora – já possui mais de 108 contratos assinados para unidades ao redor do Brasil e meta de atingir mais 80 até o final do ano que vem. A empresa tem planos de expansão internacional em 2022 e uma previsão de R$ 150 milhões de faturamento para o ano. Seu portfólio reúne marcas que vão desde Academia Completa “Big Gym” até Studios de HIIT, Bike, Personal, Pilates, Yoga e Ballet Fitness.

https://ultraacademia.com.br/unidade/santos-gonzaga

 

 

 

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...