Business

< Voltar

Preparado para a inovação

Por 09/11/2015

Com um currículo de administrador e pouca idade, Daniel não obteve nenhum privilégio. Ao contrário, tinha uma missão e, diferente do imaginado, transformou a história da marca.

Madeiramar

Daniel Lebensztajn tinha apenas 21 anos quando assumiu a frente da Madeiramar, em 1992. O avô, responsável pelo comando da empresa até então, havia perdido a satisfação em tocar os negócios após passar uma longa temporada internado na UTI e enfrentar o falecimento da esposa. Apesar da pouca idade e de nenhuma experiência com o comércio, o que afirma ser um aprendizado diário, já carregava a formação em Administração de Empresas na bagagem. Naquele momento, no entanto, o objetivo era organizar a casa para encerrar definitivamente as atividades, mas ao reerguer a empresa para acertar os ponteiros e fechar as portas sem nenhuma pendência, Daniel se viu envolvido com o trabalho que vinha realizando e com os resultados que começavam a aparecer.

Ao ser questionado se as inovações se deram em decorrência de uma necessidade de mercado ou de um desejo pessoal em se diferenciar da concorrência, ele salienta que sempre optou por ideias diferentes, priorizando qualidade a preço. De acordo com Daniel, alguns valores realmente podem ser superiores aos praticados pelo restante do segmento, mas a qualidade dos produtos oferecidos pela Madeiramar é a principal preocupação na hora de selecionar os parceiros e escolher os materiais.

MadeiramarO leque também foi expandido: a loja fornece maquinários, ferragens, compensados, fórmicas, portas e muito mais. Resultado desse cuidado, o público, que antes se restringia basicamente a marceneiros, começa a contar com lojistas, arquitetos e até mesmo clientes finais.

Contudo, mesmo com uma história de longevidade com a Madeiramar e , há nove anos, comandando também uma boutique de revestimentos na cidade de São Paulo, Daniel não nega que mudaria algumas coisas se pudesse voltar no tempo e sente que poderia ter feito bem melhor se tivesse mais conhecimento e maturidade logo no início. Subir a serra, entretante, possibilitou uma reciclagem espontânea, colocando-o em contato com madeireiros do país inteiro e com um mercado completamente diferente da Baixada Santista.

Em relação à equipe, ele pondera sobre os benefícios e os desafios em trabalhar com os mesmos colaboradores por um longo período, visto que alguns estão com ele há mais de 10 anos: tirar os hábitos, por exemplo, pode se tornar algo trabalhoso com o passar do tempo. Não obstante, reconhece a importância e o valor de um time que acompanhou o crescimento e veste, de fato, a camisa da empresa.

Sempre de olho no futuro e nos próximos passos da Madeiramar, Daniel afirma que a empresa segue em constante processo de modernização, trazendo as principais novidades do mercado para os seus parceiros, sem nunca abrir mão da qualidade como critério principal. Ela, inclusive, oferece um serviço de personalização: o cliente leva seu arquiteto ou marceneiro com o projeto e lá a equipe corta a madeira nos tamanhos adequados. Ainda é possível escolher cores, ferragens e tudo que você puder imaginar. Depois, o marceneiro só precisa montar.

Sem dúvida, Daniel sabe o que precisa para continuar avançando no caminho de sucesso, credibilidade e tradição trilhado até agora. O elo que a empresa construiu com a cidade de Santos ao longo dos últimos 66 anos só comprova que o empresário conhece muito bem os ingredientes da receita de um amanhã ainda mais promissor.

Não deixe de conferir online a versão impressa da revista Public LifeStyle. Clique aqui!

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...