Beauty

< Voltar

PILATES E TREINAMENTO DE FORÇA: por que se torna um treinamento completo?

Por Vanessa Bello Monte 18/06/2018

Pilates e musculação ou treinamento integrado (mistura de treinamento funcional + musculação) são atividades físicas totalmente diferentes em vários sentidos, porém se completam de forma única e muito valiosa para o nosso corpo e nossa saúde.

Se você está pensando em iniciar uma atividade física e está entre o treinamento de força/integrado ou o pilates, por que não faz os dois? Nesse artigo, vou mostrar pra vocês a maravilha e os benefícios de você se entregar nessa deliciosa união.

Quando nos decidimos por mudar nosso estilo de vida e focar nossas energias em escolhas saudáveis, uma das principais decisões é no nosso tempo de folga, darmos início a um programa de exercícios físicos com o acompanhamento de um profissional (atualmente, os studios de treinamento personalizado tem um custo x  benefício muito interessante, afinal você divide um personal trainer com mais 3 pessoas e sai bem mais barato e o treino é feito especialmente pra você). Nessa busca é muito importante prezarmos pela informação a respeito do tipo de treinamento, do espaço físico do studio, de como o trabalho é feito e, principalmente, deixar muito claro para o profissional, quais são seus objetivos, limitações (lesões ou doenças crônico-degenerativas) e necessidades, para que possam desfrutar da sensação maravilhosa das transformações pela qual seu corpo irá passar de acordo com as escolhas feitas.

Já ouviram falar do poder do hábito? Pois é, o mais importante é que, nesse novo processo de mudança, a disciplina fale mais alto que qualquer desculpa para “pular” o dia de treino. Assim, os resultados aparecem logo! Eu garanto!!!

A musculação tem como ponto-chave a promoção da hipertrofia muscular (aumento da massa magra), ela é a responsável pela mudança da estética corporal, da resistência física e manutenção da postura do nosso corpo, afinal, os músculos são nossa armadura!

● O treinamento resistido ou integrado executado regularmente auxilia na redução da gordura corporal e aumento da massa magra;

● Quando você passa pelo processo de aprendizagem para realizar um exercício da forma correta, sua concentração, sua memória e sua atenção também melhoram muito!

● Melhora da saúde cardio-respiratória e do condicionamento físico;

● Melhora da postura e diminuição das dores;

● Melhora da auto-estima e vida social;

● Liberação de endorfina (hormônio do bem-estar);

● Quanto mais músculo/massa magra você tem, mais calorias você queima em repouso (aumento da taxa metabólica basal).

O Pilates, é um método que foi criado baseado na contrologia, ou seja, no controle consciente de todos os movimentos realizados pelo corpo.

A utilização correta dos princípios da força e o conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, em conjunto aos princípios do equilíbrio e gravidade aplicados em cada movimento é o que faz do Pilates o método mais revolucionário da atualidade.

Do oriente, o Pilates adquiriu os princípios da contemplação, concentração, relaxamento e união de corpo e mente. Do ocidente, trouxe o fortalecimento muscular e o ganho de força, além da resistência e intensidade de movimento. Dessa mistura, traz ao aluno/praticante, diversos benefícios e todas as idades podem praticá-lo.

Pilates + Musculação = treinamento completo e ideal!

As duas atividades podem se agregar a qualquer hora, assim que se decidir por praticar exercícios semanalmente. O mais importante, é que ambos os instrutores, tanto o de Pilates, quanto o da musculação estejam em harmonia para decidir como os treinos serão organizados e se adaptem às rotinas dos alunos voltadas a uma melhor qualidade na estruturação dos treinos.

É muito importante ressaltar que, mesmo quem já é adepto e acostumado a treinar, não deve fazer a aula de Pilates e o treino de força no mesmo dia, a fim de que não haja uma sobrecarga de treinos nos mesmos grupos musculares.

Os benefícios são diversos:

● Postura: má postura pode ser falta de fortalecimento e consciência corporal, unindo os dois treinamentos, além de fortalecermos toda região do CORE a consciência corporal melhor muito;

● Melhora da flexibilidade:​, pois muitos praticantes da musculação que procuram o Pilates apresentam muito encurtamento muscular, o que atrapalha na execução de vários movimentos, com o Pilates, a flexibilidade é muito melhorada, principalmente de toda cadeia posterior obtendo assim melhores resultados;

● Aumento da consciência corporal;

● Fortalecimento global dos músculos: ​a união das duas modalidades traz um melhor equilíbrio entre as musculaturas trabalhadas, pois atinge o corpo como um todo, ou seja, como na musculação normalmente se divide os grupos musculares a serem trabalhados por sessão, o Pilates trabalha de forma global, diminuindo os desequilíbrios musculares. A junção das duas modalidades, fortalece o corpo como um todo.

● Fortalecimento abdominal

● Melhora do sistema respiratório

● Equilíbrio e coordenação motora

● Melhora do humor

● Alivia a ansiedade trazendo saúde para a mente

● Desenvolve controle muscular e mais resistência

● Melhora da circulação sanguínea

● Previne artrose e osteoporose

Quando a pessoa decide por utilizar a musculação e o Pilates como forma de manutenção da saúde e qualidade de vida, logo de cara já aparecem os benefícios das duas modalidades. Porém, o mais importante de tudo é que se encontre o equilíbrio entre quantidade e qualidade do treino para que não haja nenhuma sobrecarga.

Muitas vezes decidimos por uma mudança radical nas nossas vidas e é nessas horas que temos que assumir um compromisso com nós mesmos para manter esse foco por mais difícil que seja no início. Coloque metas que você possa realmente cumprir e não desista no meio do caminho!

 

Mantenha-se sempre em movimento! Todos nós passamos por altos e baixos, e você não é o único(a) a passar por isso! Seja forte, disciplinado, tudo valerá a pena!

Mas antes de mais nada, fica uma dica: procure um médico para ter certeza de que está apto a iniciar nos treinamentos, faça uma dieta acompanhada por um nutricionista e treine sempre com o auxílio de um profissional, dessa forma, você atingirá seus objetivos sem nenhum risco!

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...