Valéria Guazzaloca
Publisher
Depois de alguns anos com a marca Fiat substituindo um modelo por outro nas concessionárias e obtendo excelente custo benefício em cada carro novo, chegou o momento da troca. Já era previsto um lançamento da Fiat, então resolvi aguardar. Apesar disso, as pessoas do convívio cotidiano acabam por dar idéia de outros carros e, portanto, resolvi conhecer modelos de outras marcas, mas minha predileção pelo Fiat me levou até a Atri. Quando cheguei lá, a vendedora (Fran), deixou-me a vontade para escolher do modelo mais simples ao mais completo. Não importava para ela qual valor eu desejava investir e sim minha satisfação com o modelo que desejava adquirir.
As conversas foram longas, passeei pela loja entre diversos carros. Logo ao entrar tinha visto um Argo Precision 1.8 manual, preto com banco de couro e rodas aro 16. Todo completo. Fiquei apaixonada! Olhava, escolhia, mas meus olhos não saiam daquele carro. Enquanto eu negociava, outros clientes olhavam o carro e eu pensava: “Não adianta olhar, este é meu“.
Fui fazer teste drive no HGT Automático, fantástico! Porém minha paixão já havia se estabelecido pelo precision preto. Chegamos ao final das negociações e fui finalmente buscar meu novo carro. Minha primeira sensação era que eu ia abandonar meu carro anterior com o qual dividi muitas histórias e experiências, confesso que estava pouco animada. Surpreendentemente, bastaram três minutos após sair da concessionária e começar a dirigir, para que eu esquecesse tudo e a sensação fosse substituída por pelo prazer de dirigir um novo modelo.
No dia seguinte fui viajar e foi neste momento que consegui ter a percepção exata do potencial do que eu tinha em mãos. Mas para explicar esta experiência o mais importante para mim era avaliar como cada consumidor observa e faz suas escolhas. Até porque é muito comum ouvir dizer que os homens no momento que elegem seus carros buscam eficiência, ergonomia, quanto gastam de combustível e qual desempenho (“vai de 0 a 100 em quanto tempo?”, perguntam-se). Para as mulheres: o design interno e externo, capacidade de porta trecos, malas e afins, além de preferirem os automáticos. No meu caso, concordo em todos os aspectos exceto ao câmbio, prefiro o manual. Gosto de dirigir e este ainda não é um “conforto” que me atrai.
Confesso que fiquei atenta também às exigências masculinas e nesta viagem minha percepção me fez entender que o modelo que escolhi atende homens e mulheres, porque ele reúne as mais variadas funcionalidades. Nos momentos em que eu desejei fazer ultrapassagens ele foi ágil, na hora em que foi necessário reduzir a velocidade ele foi preciso. Para mim, na soma destes fatores, foi estabelecida a segurança. Além disso, ele possui controle de estabilidade (ESC), controle de tração (TC) e Hill-Holder, este recurso é um assistente para partida em rampas e impede que o carro se desloque nas saídas em trechos íngremes, atua em manobras de estacionamento seja em subidas ou descidas, assim evitando colisões.
A potência do motor me foi demonstrada a cada aceleração, e não estou relatando com a emoção de quem escolheu seu próprio carro, na verdade, fui convidada como editora da revista para fazer test drive em diversas marcas do mercado de luxo. Estou falando de Audi, Mercedes Benz, Maserati, BMW entre outros. Claro que não estou comparando carros que estão entre 150 e 750 mil. Só estou tentando clarificar que o Argo inicia seus valores em R$ 46.800,00 e vai até 70 mil, de acordo com os opcionais e motor. E neste contexto, ao tratarmos de um modelo mais econômico em relação aos anteriores citados, concluímos que o lançamento tem um custo beneficio surpreendente.
Quanto à beleza, amo olhar ele de frente com os faróis acessos, fica lindo. Por dentro então, despensa comentários. Ele possui uma exclusiva central multimídia Uconnect de 7 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto e o espaço interno é excelente.
Minha dica é que você vá até a Atri e faça um test drive. O novo hatch esbanja estilo, conforto, desempenho, esportividade e segurança, mas esses não são os únicos atributos dele, por isso mesmo, sugiro que conheça e escolha o que mais lhe agradar.
Quanto sua dirigibilidade: É prazerosa! Faz jus ao slogan.
“o Argo você não dirige, você sente”.
Abaixo você pode ter uma visão geral da escolha da nossa editora: