Beauty
< Voltar
Uma clínica all in one
22/10/2022Com maestria ele lidera, mas deixa claro que mais do que habilidade, o exemplo é o grande facilitador para uma equipe alinhada.
Maestro é uma palavra de origem italiana e significa mestre, alcunha que se encaixa como uma luva para o Dr. José Marcio do Amaral. Isso pode ser visto pela forma como guia a equipe da Implante Vida que conta com 10 dentistas especialistas, todos pós-graduados em suas áreas, e mais 16 colaboradores que estão entre a recepção, administrativo, departamento de marketing e financeiro. Além disso, leciona para universitários do curso de dontologia, ministra palestras e, claro, ainda faz o atendimento a pacientes.
Pode parecer muito, mas como ele mesmo diz: “trabalho 12 horas por dia e o que mais me faz feliz é alternar entre um trabalho e o outro”.
Com metas muito definidas e ambiciosas, desde menino José Marcio sempre soube exatamente o que desejava e nunca parou. Em 2018 ele foi capa desta publicação e naquele momento nos falou do projeto de sua nova clínica que estava inaugurando e levando sua história profissional a um novo patamar. Falava com brilho nos olhos sobre suas metas e era possível ver em seu semblante que ele já antevia os projetos que viriam adiante. No que diz respeito a metas, o empresário nos confidenciava que o objetivo da mudança era criar uma estrutura de mais conforto para o paciente. Segundo ele o endereço na Rua Tolentino (atual endereço da clínica), sendo obra do destino ou apenas uma feliz coincidência, foi um achado e tanto.
Isso porque ele desejava estar próximo ao endereço anterior, porém em um local com uma melhor infraestrutura, por exemplo: estacionamento, mais salas, auditório para aulas, laboratório de prótese, tomografia, exames, tudo em um só lugar. A clínica atual possui 4 vagas internas e mais 2 na frente, ainda contando com dois estacionamentos próximos. Diferentemente do endereço anterior que era na Rua Goiás em que menor disponibilidade para estacionar tanto na clínica quanto nos seus arredores.
suas metas foram alcançadas e seus projetos concretizados. Encontramos o mesmo José Marcio, de sorriso fácil e a mesma aparência calma, contudo, um empresário ainda mais maduro e com uma visão ainda mais ampla de seu negócio. Não estava ali na minha frente apenas o professor e o profissional respeitado por seus colaboradores, entrevistei um empresário com uma visão já mais estratégica do seu negócio. Ele conta que a mudança, motivada tanto por sua vontade quanto pelas necessidades do negócio, foi uma boa aposta quando se analisa os resultados. A princípio havia a expectativa de que esses resultados se dessem logo após a mudança, porém devido ao período de inatividade causado pela pandemia surgiu o receio de que essa decisão tivesse sido um equívoco. Receio que não durou muito, visto que cerca de 3 a 4 meses após a reabertura, operando com todos os protocolos de segurança recomendados e exigidos, a clínica tinha já recebia um fluxo de pacientes que dificilmente seria comportado no endereço anterior.
Retrospectivamente, José Márcio faz duas análises, se ele tivesse ficado na Rua Goiás ele não teria crescido e o dinheiro que investido na nova clinica estaria disponível para manter a empresa durante a pandemia, porém, se fosse assim utilizado a expansão seria inviabilizada a curto prazo. Dessa forma, mesmo que a curto prazo houvesse uma maior sensação de segurança financeira, a expansão da empresa que se vê hoje não teria sido possível da mesma forma.
José Márcio fala que a clínica ficou fechada nos meses de março e abril e em maio os atendimentos já estavam sendo retomados com o mesmo número de pacientes que tinham no período fora de pandemia. Durante o período em que apenas clínicas médicas e outros negócios relacionados a saúde ou setores de primeira necessidade estavam permitidos operar a clínica foi capaz de inspirar segurança em seus pacientes devido ao rigor com que implementaram as medidas de segurança sanitária e a isso pode-se creditar parte do sucesso na retomada de suas atividades comerciais.
José Márcio aproveitou a pandemia para se estruturar e passando por ela com a competência necessária para que ao final desse período estivesse ainda mais forte, com seu negócio ainda mais consolidado. Hoje a Implante Vida é uma clínica completa, tendo um departamento de marketing interno e uma equipe de consultores financeiros que dão suporte à sua gestão. Com essas mudanças afirma que a equipe ficou mais comprometida e com vontade de fazer parte de um todo, agora zelando ainda mais pelo nome do negócio e pela sua marca, atender os clientes com dedicação e competência.
A empresa saiu de três consultórios para seis, com espaço para cursos e diversas especialidades. A harmonização orofacial merece destaque, sendo um tema relativamente novo, tendo se popularizado de uma década para cá. Reforça que seu especialista não é um dentista que fez um curso de uma semana e está aplicando botox e preenchedores, trata-se de um profissional que fez uma especialização de dois anos para pode executar isso. Agora será agregado a equipe o Dr. Caio, especialista em odontologista de esporte.
Com esses diversos especialistas começa a estruturar uma clínica que segue o conceito de clínica “all in one” ou tudo no mesmo lugar. Não é só tudo no mesmo lugar é também todas as especialidades juntas. Todas as respostas são mais rápidas, o paciente chega, tem lugar para estacionar com conforto. Ele entra em uma estrutura certificada pelo ISO9001, tem como primeiro plano a sessão de imagens em que faz uma radiografia panorâmica e tomografias na própria clinica. A partir disso, se o caso for difícil ele é levado para discussão em grupo entre os profissionais da equipe e com essa gama de profissionais de diversas especialidades é possível chegar resultados consideravelmente ricos de forma rápida e eficiente sobre as diferentes condições dos pacientes.
Quando pergunto ao Dr. José Marcio sobre o que ele julga ser o diferencial do Instituto Implante vida ele enfatiza: “A clínica é a melhor em localização, a melhor em estrutura, em tecnologia e a parte humana recheada de competências.”
Considera a mudança foi muito significativa: “Meu momento hoje é: acho que atualmente me vejo fazendo uma contabilidade para entender onde eu cheguei e o quanto eu toquei as pessoas. Sinto que estou nesse momento de fazer um balanço. Tenho 60 anos de idade e a impressão de que vou trabalhar um pouco mais somente até os 80 ou 85 porque a genética é boa. Minha mãe mesmo em quando mais velha sempre foi muito apta e disposta e eu conto com isso porque pra mim trabalho é muito importante. Vou até parafrasear uma médica de 80 anos que conheço, ela teve COVID e quase morreu e quando voltou disse que trabalho é condição de vida! Para mim também, trabalho é condição de vida!