Food& Drinks

< Voltar

Magia che te fa bene

Por Redação 25/10/2018

Pelas mãos de Marco Polo, chega em Veneza, no ano de 1295, a alquimia entre a farinha, água e temperos, se adaptando bem a qualquer tipo de molho e agradando a todos os paladares.

Macio, gostoso, antigo e tradicional. Existem diversos tipos e formatos,que ficam deliciosos com várias opções de molhos. Mas, diferente do que a maioria das pessoas pode imaginar, eles têm diferença sim. É muito comum as famílias dizerem “vamos comprar massa de macarrão para fazer uma lasanha” e é exatamente isso que gostaríamos de esclarecer aqui. Historicamente falando, quando pensamos em macarrão, imediatamente vem a nossa mente a Itália, onde é conhecido pelo nome “pasta”. Ninguém sabe a verdadeira origem dessa deliciosa massa macia, gostosa e de diversos tipos. Apesar disso, e por mais incrível que possa parecer, algumas referência indicam que o macarrão cozido tenha aparecido pela primeira vez no Talmud de Jerusalém, o livro que traz as leis judaicas, do século V antes de Cristo.

Uma outra versão suscita que o mercador Marco Polo teria retornado a Veneza, em 1295, após ter passado 17 anos na China, levando com ele o macarrão.

No entanto, a versão mais aceita pelos historiadores é de que os verdadeiros pais do macarrão são árabes. No século IX,  eles já teriam levado a massa seca para Sicília, na Itália, para o melhor conservação na longas travessias. Logos após, a região italiana torno-se o centro mais importante do comércio e da exportação de macarrão.

E, com isso, justamente os italianos popularizaram o macarrão. Maiores consumidores do alimento no mundo, eles inventaram mais de 500 tipos de receitas, além de incorporarem farinha de grano duro na produção, o que melhorou o produto final no que diz respeito ao cozimento e consumo. No Brasil, o macarrão chegou ao final do século XIX pelas mãos dos imigrantes italianos.

Esses imigrantes incorporaram o macarrão à cultura brasileira, fazendo  com que esse alimento encantasse e seduzisse a todos.

Cantinas espalhadas pelo país demonstram o quanto os brasileiros amam macarrão. E você pode escolher, qual massa prefere, molho ou acompanhamento. Não perca tempo! Escolha e bon appetit

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...