Dieta & Fitness
< Voltar
Câncer de Mama e Exercício Físico Benefícios, auxílio do tratamento pós-câncer e prevenção
19/12/2019por: Vanessa Monte Bello
Muita gente já treme só de ouvir falar no nome dessa doença, então, antes de tudo, vou explicar um pouquinho que é o câncer.
Câncer é o nome de um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem os tecidos e órgãos. Essas células se dividem rapidamente tendendo a serem agressivas e incontroláveis, o que determina a formação de tumores que podem se espalhar por todo o corpo ou apenas em algumas regiões.
As diferentes formas de câncer têm a ver com os vários tipos de células que temos em nosso organismo. A velocidade com que as células se multiplicam e a capacidade que elas têm de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (conhecido como metástase) também faz com que os tipos de câncer se diferenciem entre si.
Fatores de Risco
Risco é um termo usado para definir a chance que uma pessoa sadia ,têm de desenvolver uma doença devido a alguns fatores que ela está exposta, podendo ser ambientais ou hereditários.
Os mesmos fatores podem ser de risco para várias doenças, por exemplo: uma pessoa sedentária, obesa e fumante pode desenvolver diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.
Por isso, a prevenção do câncer engloba várias ações que reduzem o risco de se ter a doença, ou seja, o objetivo de se fazer uma prevenção primária é que se consiga impedir que o câncer se desenvolva e isso inclui desde a adoção de um estilo de vida mais saudável até o fato de que se evite a exposição à substâncias causadoras.
EXERCÍCIO FÍSICO – 12% das mortes por câncer de mama seriam evitadas
De acordo com um estudo feito juntamente com o Ministério da Saúde reforçou a importância que a atividade física tem na vida de todos e principalmente para a prevenção do câncer de mama.
Nessa mesma pesquisa, instituições brasileiras e americanas constataram que até 12% das mortes causadas pelo câncer de mama poderiam ter sido evitadas no Brasil se essas mulheres tivessem praticado atividade física regularmente. Simmm, isso é verdade e não é pouca coisa!!!
Na conclusão desse estudo veio o fato: se todas as brasileiras fizessem uma caminhada simples de 30’ por dia, cinco vezes por semana, um em cada dez mortes não teriam ocorrido no país. Quer isso em números? Seriam 2.075 vidas poupadas!!!
Claro que existem outros fatores que fazem com que esse número de óbitos seja imenso por essa doença, mas a análise também concluiu que 6,5% das mortes também estão atribuídas ao consumo de bebidas alcoólicas, obesidade e consumo de açúcar. O impacto é menor do que o do sedentarismo, mas também é chocante!
Pensar que apenas uma mudança no estilo de vida já poderia mudar tanta coisa…começando pelo fato que 39% das mortes por doenças crônico-degenerativas seriam evitadas.
Todo mundo sabe o quanto é difícil transformar algo que não gostamos em hábito mas, se você mudar sua forma de pensamento tudo pode ficar mais fácil. Não pense em problemas, não coloque o “e se” na frente das coisas. Foque no que você quer e precisa, pense longe – FAÇA ESCOLHAS SAUDÁVEIS PRA SUA VIDA E VIVA!!!!
Se focar que as suas escolhas podem mudar sua vida pra muito melhor, a parte negativa deixa de existir!
Treine, se alimente bem, durma, se divirta – tudo em equilíbrio..a vida é feita disso e para isso!!