Food& Drinks

< Voltar

Bolo gostoso e desejado

Por Redação 05/01/2019

O bolo de aniversário é o convidado vip de qualquer aniversário. Disponível nos mais diversos tamanhos, formas e sabores, essa guloseima é sem dúvida uma das estrelas mais esperadas em qualquer celebração.

Quando a data do nosso aniversário se aproxima, logo começamos a planejar como vamos comemorar mais uma “virada de ano”. Alguns preparam uma grande festa, com uma lista de convidados extensa e vários tipos de serviços pagos como garçons e bartenders; já outros preferem organizar um encontro mais informal para reunir a
família e os amigos mais próximos. Seja como for, as duas celebrações terão ao menos uma coisa em comum: o bolo de aniversário. Indispensável, presença garantida em praticamente todas as comemorações, o bolo muitas vezes é considerado um dos principais elementos de uma festa. Afinal, momentos como o apagar das velas e o repartir o bolo, são considerados os clímax da celebração.
Encarado como uma “identidade”, o doce varia de um simples e tradicional bolo redondo recheado com cobertura ou pode atravessar o limite da imaginação, ganhando andares,enfeites e formas de outros objetos.
Mas afinal, quem criou o bolo de aniversario? Existem duas teorias sobre o fato em questão. A primeira diz que o doce vem do tempo dos deuses antigos, quando os fiéis da deusa Ártemis preparavam uma espécie de pão de mel redondo que representava a lua.

Depois de prontos, os bolos eram entregues a ela em Édeso, atual Turquia. Partindo para a Idade Média, chegamos a nossa segunda teoria, no qual alemães preparavam bolos especiais para comemorar aniversário de crianças pequenas.O doce ganhou tanta admiração que seu preparo foi ganhando novas técnicas e diversas variações em sua receita original. Bolos mais doces dos que os feitos usualmente acabaram por ser os mais degustados. Não demorou muito para essa novidade chegar aos Estados Unidos. Nos tempos coloniais, os aniversários eram celebrados pela alta sociedade que dividiam uma taça de vinho e um pequeno pedaço de bolo, que substituiu os antigos doces de frutas e de fermentos.Com a invenção do fogão com forno, as camadas em glacê ganharam espaço e se tornaram modelos padrões. A invenção também fez com que a iguaria ficasse mais acessível, já que prepará-los em casa era uma opção vantajosa. Teorias à parte, é certo que ninguém resiste a um delicioso pedaço. Por ser um doce democrático, ele consegue agradar a todos os paladares possíveis, graças ao trabalho de adaptação dos chefes que criaram diversas receitas: sem adição de açúcares, sem glúten,vegetariano, entre outros.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...