Beauty

< Voltar

Tecnologia aplicada à ortodontia: mais rapidez e excelentes resultados

Por Dr. Claudio Figueiredo 14/04/2014

Sistema autoligável reduz o tempo de tratamento, diminui o número de consultas, é muito mais estético e tem preço acessível

Quem já usou um aparelho dentário convencional sabe que o tratamento é longo, dolorido, e exige muitos retornos ao dentista. Mas pacientes que adotaram o Sistema Autoligável garantem que o processo é muito mais rápido, o número de consultas é reduzido, e, na maioria das vezes, não há necessidade de procedimentos invasivos, como cirurgias e extrações. São 70% menos consultas do que o necessário no tratamento convencional. Os resultados também chegam antes – em metade do tempo, mesmo em tratamentos mais complexos. E o desenvolvimento da tecnologia utilizada já permite que os custos sejam equivalentes – e até menores – do que o sistema antigo. Além de ser muito mais estético, por utilizar material transparente.

Como funciona: O movimento biológico dos dentes é determinado pela pressão sanguínea, que exerce uma força equivalente a 20g. O tratamento convencional utiliza vários acessórios, como a tradicional borrachinha, por exemplo, que geram atrito e maior pressão sobre os dentes, chegando a forças equivalentes a 120g. Já o Sistema Autoligável
consegue exercer sobre os dentes a mesma pressão de 20g do movimento biológico. Assim, eles se ajustam de forma natural, constante e rápida, reduzindo o tempo do tratamento.

A tecnologia: No Sistema Autoligável, a peça quadrada que segura o fio – o braquete – , tem portas onde um fio especial é encaixado. O atrito é reduzido e a mecânica do deslizamento é facilitada. O fio utilizado é o termo ativado, que tem a propriedade de memória de forma. Ou seja, volta sempre ao formato original, utilizando a mesma quantidade de força. Em temperatura ambiente, ele se torna maleável para o encaixe nos braquetes. Já na boca, com temperatura média de 36°, o fio enrijece buscando a forma original, resultando no ajuste natural dos dentes. Esta tecnologia foi desenvolvida a partir de pesquisas na NASA e agora é aplicada à ortodontia.

Acompanhamento: Em cada consulta, são realizados registros fotográficos que possibilitam uma análise criteriosa do passo-a-passo do tratamento e uma previsão do que deve ser esperado no próximo retorno do paciente. Dessa forma, o profissional avalia com precisão a resposta biológica individualizada, e pode potencializar o tratamento com total segurança, evitando qualquer efeito colateral indesejado.

Estudos clínicos: Outro diferencial importante do Sistema Autoligável é a realização contínua de estudos sobre o tratamento. Dr. Claudio Figueiredo, autor do 1º livro clínico no mundo sobre o sistema, explica que os casos da Euro Orto são analisados pela Self Ligating University, instituição que estuda exclusivamente o desenvolvimento clínico e científico da ortodontia Autoligável. Segundo o especialista, os profissionais da Self Ligating University acompanham, estudam e comparam casos clínicos do mundo inteiro, o que garante o nível de excelência do tratamento. Ou seja, aprimoramento constante.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...