Beauty

< Voltar

4 dicas para prolongar os resultados de procedimentos estéticos durante o verão

Por Redação 11/12/2021

No verão, aposte em cuidados para manter os resultados de tratamentos estéticos já realizados e não precisar se submeter a novos procedimentos durante a estação

 

O verão está longe de ser a estação ideal para a realização de procedimentos estéticos invasivos, pois fatores como as temperaturas mais altas e os maiores índices de radiação solar podem tornar o período pós-operatório mais complicado. “Por exemplo, o inchaço, que é comum no pós-operatório da maioria das cirurgias plásticas, tende a ser maior no verão, pois o calor é um dos seus principais causadores, principalmente quando o paciente já tem uma predisposição natural à retenção de líquidos”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e mestre em Cirurgia Plástica pela UNIFESP. “Além disso, os maiores índices de radiação ultravioleta no verão favorecem o surgimento de manchas e o escurecimento das cicatrizes caso as áreas operadas fiquem expostas ao sol sem proteção”, completa. Por esses motivos, muitas pessoas podem preferir não se submeter a procedimentos invasivos no verão, deixando para realizá-los nas estações mais frias. Mas, para esses casos, a boa notícia é que é possível adotar cuidados para prolongar os resultados dos tratamentos realizados antes do início da estação para fazer com que durem até a chegada do outono. Confira:

 

Não fume – O cigarro, além de fazer mal à saúde, é especialmente maléfico para a circulação sanguínea e isso interfere na vitalidade da pele, por conta da oxigenação e aporte de nutrientes. “O cigarro aumenta muito a produção de radicais livres e na fumaça já foram identificadas proteínas glicadas que são altamente danosas ao organismo, que tendem a deixar a pele mais ressecada, sem viço e pode ajudar a desencadear o surgimento de manchas. Além disso, o ato de fumar envolve movimentos repetitivos na região dos lábios, o que também ajuda no aparecimento de rugas nessa área”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Invista em uma dieta saudável – Manter uma alimentação balanceada é fundamental para oferecer os nutrientes necessários para deixar a pele e o corpo mais bonito, prolongando os resultados de procedimentos estéticos. “É importante apostar no consumo de legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes. Em contrapartida, evite o excesso de sal e açúcar, pois, enquanto o excesso de sal ajuda o organismo a reter líquido e favorece o surgimento de inchaço, o açúcar (e os carboidratos) estão ligados ao envelhecimento da pele por meio da glicação, um processo na qual a molécula de açúcar se liga ao colágeno e elastina e endurece essas proteínas”, diz o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Hidratação e fotoproteção – Não adianta fazer tratamentos estéticos e não estabelecer em casa uma rotina de cuidados diários com a pele. Por isso, siga sempre as orientações de seu médico com o uso de produtos adequados ao seu tipo de pele. “Procure hidratantes que tenham na composição o ácido hialurônico, que é um grande aliado para reduzir os sinais do envelhecimento. Além disso, você pode adicionar à sua rotina dermocosméticos com antioxidantes que manterão sua pele com a tonalidade mais homogênea e com muito mais viço, como vitamina C”, afirma a Dra Beatriz. Com relação ao fotoprotetor, a médica lembra que o uso do produto deve ser feito por todos, independentemente da realização ou não de procedimentos estéticos, já que ele é o principal meio de prevenção do câncer de pele. Portanto, use o filtro solar ao menos duas vezes por dia e em todas as áreas expostas.

Exercite seu corpo – A prática regular de atividade física é muito importante não só para queimar calorias e ajudar a manter os efeitos dos tratamentos, mas também porque libera substâncias que ajudam a controlar o estresse e promovem a sensação de bem-estar. “Além disso, durante a atividade física, ocorre uma produção enorme de substâncias anti-inflamatórias capazes de neutralizar os radicais livres, além de ocorrer também a dilatação dos vasos, o que melhora oxigenação das células, contribuindo para uma aparência mais saudável da pele”, completa o Dr Mário.

Mas vale ressaltar que, caso o paciente prefira, é perfeitamente possível realizar cirurgias plásticas no verão, o que, segundo o Dr Paolo Rubez, não é incomum, visto que os meses de dezembro e janeiro, que compreendem o verão, são o período do ano em que a maior parte das pessoas entra de férias ou recesso, tornando todo o pós-operatório muito mais tranquilo. Mas, nesses casos, é preciso tomar alguns cuidados. “Por exemplo, para dar fim ao inchaço, é fundamental a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Outra estratégia interessante é a realização de sessões de drenagem linfática, que direciona e aumenta o fluxo linfático, removendo o excesso de líquidos que naturalmente se acumulam nos tecidos após esse tipo de procedimento”, recomenda o cirurgião plástico. “Já para prevenir o surgimento de manchas e cicatrizes inestésicas, a fotoproteção diária do local afetado é indispensável, devendo ser realizada com um produto que contenha, no mínimo, FPS 50. Caso a região tratada fique exposta ao sol com mais frequência, como o rosto, o produto também deve ser reaplicado a cada duas horas”, aconselha o médico.

Porém, para aqueles que preferem realizar os procedimentos no verão e não desejam resultados tão drásticos, talvez o melhor seja optar pelos procedimentos minimamente invasivos. Por exemplo, para firmar o corpo é possível apostar no Ultraction 3D, uma tecnologia minimamente invasiva de ultrassom microfocado que produz energia mecânica. “Em contato com o tecido (derme, subcutâneo e músculo), a energia é convertida em calor, criando zonas de coagulação nesses tecidos, o que estimula a produção de colágeno. Em suma, o ultrassom é uma tecnologia que vai estimular a contração dos tecidos e a produção de colágeno novo, melhorando a qualidade da pele em termos de firmeza, textura e contorno, promovendo o efeito lifting”, afirma o dermatologista Dr. Luis Henrique Moura, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.  Mas lembre-se que, independentemente da estação e do procedimento, o mais importante antes de optar por qualquer tratamento é consultar um médico especializado, que poderá realizar uma avaliação e recomendar a opção mais adequada para cada caso.

FONTES:

*LMG: A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos e dermatológicos. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, cavitação e criolipólise em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon e o Total Sculptor.

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DR. MÁRIO FARINAZZO: Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

*DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...