Capas

< Voltar

Bon appetit

Por 11/04/2014

A gastronomia em alta e cada vez mais você pode ver opções pelas ruas da cidade, a gastronomia cresceu nos últimos anos e se tornou um dos setores mais lucrativos e procurados por que deseja começar um novo ramo de atividade

Se o seu objetivo é abrir um negócio, sempre devemos levar em consideração muitos quesitos: financeiro, mão de obra, público e principalmente a disposição de tempo que você tem para acompanhar o novo negócio. De tantas opções possíveis no mercado, há uma que está se destacando e tomando espaço em nossa cidade, é a gastronomia. Para confirmar esse fato basta andar pelas ruas e olhar ao redor. Encontramos bares, restaurantes, cafés, fast foods e pizzarias que servem os mais variados tipos de pratos, agradando a todos os paladares. O investimento é tão grande, que em uma única rua somos capazes de dar uma volta ao mundo gastronômica. Quem mora em Santos e passa pela rua Tolentino Filgueiras, por exemplo, encontra estabelecimentos que servem cardápios chinês, italiano, japonês, francês, americano, mexicano…

Esse aumento no número de restaurantes aguçou nossa curiosidade. Existe espaço para tantas novas opções? Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Salvador Gonçalves, esse crescimento de mercado é positivo e irreversível. “Tudo começa pelas construções. A cidade vem ganhando espaço no cenário nacional por causa do petróleo. Essa situação está favorecendo a criação não só de restaurantes, mas de hotéis, escritórios  e outros tipos de obras. Não tem como andar para trás”.

Talvez o petróleo não tenha sido o pensamento de muitos ao se questionar sobre essa expansão. Mas esse não é o
único fator determinante. Daqui a um ano e meio, nosso país vai sediar uma Copa do Mundo. Por mais que a cidade não seja umas das sedes, o turismo vai aumentar por morarmos em uma região turística e forte no esporte. “Santos é uma cidade linda, que atrai muitos turistas. Os proprietários sabem disso e estão se preparando para receber os visitantes. Quem fizer um bom serviço, vai ganhar o cliente e ele vai voltar. Esse é o diferencial de quem se atualiza, não basta servir apenas uma boa comida, outros fatores como ambiente e atendimento são fundamentais para conquistar o cliente”, comenta Salvador.

Para atender cada vez melhor os clientes, é comum encontrar cursos para capacitar ainda mais os funcionários. Auxiliar e assistente de cozinha, garçom, higiene e idiomas são algumas das opções que existem em que a própria pessoa pode procurar ou o estabelecimento proporciona para sua equipe, visando sempre a melhoria no serviço. Afinal de contas, nada melhor do que sair de um restaurante com aquele gostinho de quero mais não é verdade?

Mas Salvador ainda salienta algumas coisas relativamente preocupantes, o mesmo nos confidenciou que em alguns casos os empresários pagam os cursos ao seus profissionais e vão junto participar do curso. Alguns desses funcionários vão desistindo no meio do caminho, deixando o curso pela metade. Nos fez inclusive um relato, de um empresário local que se matriculou junto com sua equipe de quase dez funcionários e ao final do curso, só restou ele e um funcionário.

Ao questiona-lo sobre o fato, se o empresário não poderia atrelar está especialização ao contrato de trabalho exigindo assim que sua equipe permanecesse em cursos no que resultaria maior crescimento para o profissional e melhor entrega de prestação de serviço ao seu cliente, Salvador nos disse que isso até é permitido por lei, porém, há uma escassez de profissionais no mercado e acaba resultando em uma maior permissividade dos empresários. Este também é um mercado onde encontramos uma inversão de valores. As exigências saíram das mãos de quem contrata por falta de profissionais na área. Aliás, isso é comum em vários mercados hoje em dia, mas ai vamos entrar em outro mérito, isso é política, vamos voltar a gastronomia.

Mas do que a região do Gonzaga, você vai encontrar no Centro da cidade, excelentes opções, cada vez mais charmosas e de bom custo benefício, não só para o seu dia a dia como também para o happy hour. Além disso, outras delícias são criadas a cada dia em nossa cidade: comida contemporânea, alta gastronomia, portuguesa, argentina, cantinas, pizzarias, cafés, sushis, temakis e por ai vai. A partir da próxima edição vamos dar sempre uma dica, ou duas, de sabores provados e aprovados por nós na cidade. Espero que gostem e bon appetit.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...