Beauty

< Voltar

Artrose no quadril

Por Josiane Barros 12/08/2014

A artrose de quadril é um tipo de desgaste que afeta esta articulação e gera sintomas como dor localizada no quadril que surge principalmente quando o indivíduo anda. É uma doença da articulação (junta) degenerativa (que desgasta), que atinge 5 a 10% da população e que ocorre com maior freqüência em adultos de meia idade e idosos, principalmente acima de 65 anos. Algumas vezes não apresenta uma causa específica ou conhecida, entretanto, na maior parte dos casos, ela é conseqüência de outras doenças, como defeitos congênitos do quadril, artrite reumatóide, necrose avascular da cabeça femoral, doenças ocorridas na infância e após traumatismos.

De qualquer forma, ocorre um desgaste da cartilagem articular (que forra as extremidades das superfícies das juntas dos ossos) que de uma superfície absolutamente lisa e harmônica transforma-se em uma superfície áspera e irregular.

Como se faz o diagnóstico?

A história detalhada do paciente é importante, uma vez que as osteoartroses podem estar relacionadas ao alcoolismo, anemia falciforme, uso prolongado de corticosteróides, atividades físicas de alto impacto, doenças na infância, traumatismos e fraturas do quadril entre outras. O exame físico da articulação coxo-femoral (quadril) demonstra, normalmente, diminuição da mobilidade articular (rotações interna e externa, adução, abdução e flexão) e dor à mobilização passiva do quadril. O diagnóstico é confirmado através de radiografias que mostram alterações articulares características. Eventualmente, outros exames como cintilografia óssea ou ressonância nuclear magnética podem ser necessários para fazer diagnóstico precoce ou diferencial com outras patologias.

Tratamento para artrose de quadril

O tratamento para artrose de quadril requer o uso de medicamentos para controlar a dor a inflamação, fisioterapia frequente e em casos mais graves a cirurgia é indicada para reparar a articulação ou substituí-la por uma prótese de quadril. Casos menos graves podem ser tratados com fisioterapia clínica para artrose de quadril que deve ser diária e bem orientada, de acordo com a queixa do indivíduo, idade e grau de comprometimento da articulação. Pode se utilizar recursos como aparelhos de fisioterapia, exercícios e técnicas para melhorar a amplitude, lubrificação e função da articulação.

Exercícios de Pilates pois eles ajudam a melhorar a força dos músculos que suportam a coluna e os da perna ajudando na recuperação do indivíduo. acupuntura também é muito indicada no tratamento da artrose, atuando na diminuição da dor, do processo inflamatório e também como manutenção para que não haja agravamento da doença.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...