Beauty
< Voltar
Referência mundial, Brasil exporta conhecimento em técnicas de cirurgia plástica
10/05/2023Mais de 120 cirurgiões plásticos brasileiros foram em Portugal para troca de saber, com o foco em técnicas brasileiras que foram levadas para países da Europa.
A depender dos médicos brasileiros, a Cirurgia Plástica do país deve retomar seu lugar de destaque novamente no mundo. Com esse propósito, a BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons) cria eventos além das fronteiras brasileiras para exportar conhecimento sobre as técnicas nacionais. Recentemente, a associação reuniu médicos brasileiros, latinos e europeus para uma troca de conhecimento. “O evento, que aconteceu em Lisboa, tinha o foco de levar a cirurgia brasileira à Europa. Pode-se dizer que o propósito foi cumprido. Mais de 120 cirurgiões plásticos brasileiros foram à Portugal, que conta com 280 médicos inscritos na especialidade no país. As técnicas brasileiras no geral foram impactantes para os europeus. Mas não só isso: a forma de se fazer congresso, com técnica, discussão e networking em eventos sociais”, argumenta o cirurgião plástico Dr. Daniel Botelho, presidente da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons).
Foram 30 horas de imersão em hot topics da cirurgia plástica. Segundo o cirurgião plástico Dr. Thiago Cavalcanti, diretor da BAPS, técnicas de lipoaspiração e de cirurgia de mamas foram grandes destaques; no caso da lipo, as técnicas foram desenvolvidas na América Latina (Chile, Peru, Colômbia, México e Brasil), já com relação às mamas, a inovação veio prioritariamente de médicos brasileiros.
Entre os destaques de técnicas nacionais ou que foram difundidas e aperfeiçoadas por aqui estão: a lipoaspiração com definição, UGraft, umbilicoplastia, alça de sustentação e grip plane. “A lipo de definição é diferente da tradicional; ela é indicada para pacientes com porte mais atlético, que malham e já têm bons hábitos. Ela tem por objetivo criar um melhor contorno no abdômen e na cintura. Não é só uma lipoaspiração que vai secar a gordura porque a pessoa já não tem: ela vai trazer definição para a barriga”, explica o Dr. Thiago. A técnica UGraft de lipoaspiração vai retirar a gordura de um lugar e colocar em outro: “Por exemplo, na barriga ou na camada muscular para aumentar fortalecer o músculo”, diz o médico. “A umbilicoplastia é destinada a modificar a aparência do umbigo. Os europeus, muitas vezes, faziam umbigos artificiais. Essa cirurgia é uma das técnicas para mostrar e fazer um umbigo melhor”, acrescenta. No caso da alça de sustentação, essa é uma técnica brasileira destinada à mulher que teve filho e o seio está flácido. “Ela quer colocar silicone e tirar a pele. Nesse caso, quando operava com técnicas antigas, a mama caia de novo porque não tinha suporte. Então a técnica da alça de sustentação mantém as próteses no lugar, pois você tira a pele e o resultado fica mais estável no médio e longo prazos”, diz o Dr. Thiago. Já o Grip Plane, uma técnica desenvolvida pelo diretor da BAPS, é especialmente indicada para mulheres que não querem próteses grandes. “Elas têm medo de próteses grandes, mas querem um decote bonito. Ao mesmo tempo, não querem colocar uma prótese pequena e ficar com a mama afastada. O Grip Plane oferece esse ‘decote’ de mama mais justo, mesmo com prótese pequena”, diz o médico. O Grip Plane tem sido uma das primeiras opções de mulheres que gostam, por exemplo, de se exercitar e não querem mamas muito pesadas.
O presidente da associação ressaltou que, além das técnicas, existem também diferenças culturais com relação à publicidade médica – que é permitida na Europa e proibida no Brasil. A BAPS defende a publicidade médica livre e responsável. “Entendemos como um desequilíbrio danoso para a sociedade que profissionais não tão qualificados possam se comunicar e se aproximar do paciente, enquanto médicos muito bem qualificados são limitados em relação a sua comunicação. A liberdade é para nós um dos fatores mais importantes”, esclarece o presidente da associação. Na lista dos 10 países que mais realizam cirurgia plástica no mundo, apenas no Brasil são abertos “processos éticos de ofício” contra médicos por uso de imagens de partes do corpo, ou seja, sem a necessidade de ter um paciente denunciando ou uma vítima. “Isso exige que o paciente tenha que pagar a consulta para descobrir se os resultados do cirurgião lhe agradam, e se o mesmo possui experiência com a cirurgia que ele deseja ou com seu biotipo. É por isso que a BAPS se posiciona a favor da publicidade médica livre e responsável”, finaliza o presidente da associação.
FONTE: *BRAZILIAN ASSOCIATION OF PLASTIC SURGEONS (BAPS): A Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) é uma associação brasileira formada exclusivamente por cirurgiões plásticos de todo o território nacional, além de associados internacionais. Com objetivo de reposicionar o Brasil como referência mundial no ramo da cirurgia plástica, a BAPS tem como foco a produção e disseminação de conhecimento científico e educacional e a defesa da publicidade médica livre e responsável, além da troca de conhecimento entre pares. Instagram: @baps.aesthetic