Beauty

< Voltar

Lipo UGraft é segura na melhora da definição muscular e não apresenta risco de embolia gordurosa, diz BAPS

Por Redação 01/11/2023

Segurança da técnica que transforma gordura em músculos foi questionada com base em complicações da injeção intramuscular de gordura no glúteo máximo, como embolia gordurosa. Mas Lipo UGraft é realizada principalmente no reto abdominal, que possui vascularização diferente, então risco é inexistente

Destaques:
* Alerta emitido em 2016 pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica se refere aos riscos de problemas tromboembólicos causados pela injeção de gordura intramuscular no glúteo máximo, técnica proibida atualmente.
* Risco é inexistente na Lipo UGraft, pois é realizada principalmente no músculo do abdômen, que possui um outro tipo de vascularização.
* Revisão que incluiu 33 estudos sobre o tema e 3582 pacientes mostrou que nenhuma complicação potencialmente fatal foi reportada nos casos em que a injeção intramuscular de gordura foi feita fora do glúteo.

A Lipo UGraft é uma técnica que vem ganhando cada vez mais popularidade, pois permite que a gordura retirada do próprio paciente seja injetada no músculo com o auxílio de ultrassom, assim promovendo hipertrofia e definição muscular. Mas essa popularidade também contribui para a disseminação de informações incorretas sobre a técnica que podem gerar grande receio em quem deseja se submeter ao procedimento. Por exemplo, recentemente, um alerta emitido em 2016 pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica voltou à tona para criticar a segurança da técnica. Porém, a Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) afirma que esse alerta não tem relação ao modo como a Lipo UGraft é realizada atualmente. “O alerta se refere aos riscos de problemas tromboembólicos causados pela injeção de gordura intramuscular no glúteo máximo, como a embolia gordurosa, que pode ocasionar mortes. Mas, desde então, essa técnica foi proibida. Hoje, a Lipo UGraft é realizada principalmente no reto abdominal, que é o músculo do abdômen e não tem nada a ver com o glúteo. É um outro tipo de vascularização, um outro tipo de vaso sanguíneo. Então, não existe esse risco”, ressalta o cirurgião plástico Dr. Maurício Viaro, especialista em Lipo Ugraft e membro fundador da BAPS.

A BAPS reforça que a injeção intramuscular de gordura no reto abdominal é realizada desde 2017 com a técnica Raft e desde 2019 com a técnica UGraft, na qual o ultrassom passou a ser utilizado para guiar a transferência de gordura, agregando ainda mais segurança ao procedimento. “E, além dos anos de prática clínica demonstrando que não existe risco de morte por embolia gordurosa na Lipo UGraft, uma série de estudos científicos reforçam a segurança da técnica”, afirma o cirurgião plástico. Por exemplo, uma revisão realizada na Mayo Clinic (Estados Unidos), que inclui 33 estudos publicados entre 1994 e 2022 reportando injeção intramuscular de gordura em diferentes partes do corpo, mostrou que, de 3582 pacientes, apenas três desenvolveram embolia gordurosa, justamente por terem se submetido ao procedimento nos glúteos, o que não é mais permitido. Em contrapartida, nenhuma complicação potencialmente fatal foi reportada nos casos em que a injeção intramuscular de gordura foi realizada em outras regiões do corpo, inclusive no reto abdominal.

O médico ainda ressalta que, além de ser muito segura, a Lipo UGraft tem benefícios que ultrapassam a estética, possibilitando também a regeneração muscular, por exemplo. “Além de aspirar a gordura que impede a definição muscular, o procedimento ainda promove a hipertrofia do músculo por meio do enxerto de gordura que é rico em células-tronco. E, por ser retirada do próprio paciente, a gordura não têm risco de rejeição e oferece um preenchimento totalmente natural e duradouro”, destaca o Dr. Maurício Viaro.

Os benefícios e a segurança da técnica demonstram então a importância de não acreditarmos em tudo que surge na internet, mesmo que a informação pareça vir de uma fonte confiável, como um médico. “No caso dos procedimentos estéticos, é sempre importante buscar informações com um profissional que realmente realize o tratamento em sua prática clínica. Simplesmente ler um artigo não é suficiente para adquirir um conhecimento vasto e aprofundado sobre um procedimento. É preciso que o médico faça cursos de formação, realize um treinamento da técnica e entenda como realmente é feita antes de compartilhar informações sobre o assunto por aí”, destaca o especialista.

Por fim, a BAPS lembra que a Lipo UGraft não é isenta de riscos, assim como qualquer procedimento. No caso da técnica, os principais riscos incluem infecção da gordura e formação de um cisto oleoso na região tratada, mas podem ser zerados com a realização adequada da técnica, principalmente com relação ao uso do ultrassom, por um profissional experiente e devidamente especializado. “Para evitar colocar a saúde em risco, verifique se o profissional conta com RQE, que é o registro de qualificação de especialidade”, aconselha o Dr. Maurício Viaro. Além disso, vale a pena, por exemplo, olhar as redes sociais do médico para observar os resultados de outras cirurgias já realizadas pelo profissional e encontrar ex-pacientes que possam compartilhar a experiência que tiveram com o cirurgião. E, com as recentes mudanças do Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação a publicidade médica, em breve os médicos também poderão divulgar fotos de “antes e depois” e mostrar o dia a dia de trabalho nas redes sociais, algo que é reivindicado pela BAPS desde sua criação, em 2022. “Então, fique atento nas redes sociais do profissional antes de escolhê-lo para realizar um procedimento”, finaliza.

FONTE: BRAZILIAN ASSOCIATION OF PLASTIC SURGEONS (BAPS) – A Brazilian Association of Plastic Surgeons (BAPS) é uma associação brasileira formada exclusivamente por cirurgiões plásticos de todo o território nacional, além de associados internacionais. Com objetivo de reposicionar o Brasil como referência mundial no ramo da cirurgia plástica, a BAPS tem como foco a produção e disseminação de conhecimento científico e educacional e a defesa da publicidade médica livre e responsável, além da troca de conhecimento entre pares.  Instagram: @baps.aesthetic

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...