Food& Drinks
< Voltar
Queijos e vinhos para celebrar
12/12/2022Faixa Azul e Evino trazem dicas de harmonização para tornar as celebrações de fim de ano memoráveis. Eles dividem combinações entre tipos de queijos e vinhos
Uma combinação que não tem erro na hora de montar uma bela mesa de jantar é um bom queijo acompanhado de um bom vinho, mas acertar a harmonização dos dois itens nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso Faixa Azul e Evino se juntaram para trazer dicas de harmonização para ninguém errar durante as celebrações deste fim de ano e tornar os momentos em família ou entre amigos ainda mais memoráveis.
Entender a intensidade dos queijos e o corpo dos vinhos pode ser um bom começo para a harmonização. Por exemplo, os queijos com menor intensidade e sabores mais sutis são ideais para combinar com os vinhos mais frescos de corpo leve, como brancos, rosés e espumantes. Já os queijos com maior intensidade, com sabores mais marcantes ao paladar, pedem como acompanhamento vinhos mais encorpados, como os tintos.
Ao servir o famoso parmesão Faixa Azul, queijo de consistência dura, textura compacta e granulosa, ligeiramente picante e salgado por passar por um longo processo de maturação, a preferência deve ser investir em vinhos tintos com boa acidez e com taninos, um vinho com passagem em barrica é uma boa pedida. Rótulo sugerido para harmonizar: link.
|
Se a escolha for o gruyère, queijo de casca dura e textura macia no interior, que derrete na boca ao ser degustado, as melhores opções de harmonização são os vinhos Sauvignon Blanc ou um espumante como o Cava, escolha perfeita para acompanhar o brinde de Ano-Novo.
Para o emmental, queijo responsável por dar fama ao queijo suíço devido aos seus furos internos, conhecidos como olhaduras, que possui textura macia e sabor levemente adocicado e amendoado, os vinhos brancos aromáticos e rosés são as opções mais harmônicas. Rótulo sugerido para harmonizar: link.
|
Com o gouda, queijo que traz textura macia, sabor amanteigado, levemente adocicado e aroma frutado, a preferência são os vinhos rosés de cor mais intensa, vinhos tintos leves como Pinot Noir ou médio corpo como Merlot cabem nesta harmonização. Rótulo sugerido para harmonizar: link.
O gorgonzola — queijo cremoso do tipo azul, que, na juventude, tem sabor forte e picante, e textura levemente firme, e, com o passar do tempo, fica com textura mais cremosa e tem seu sabor intensificado — é ideal para ser consumido com vinhos doces, pois contrastam com seu sabor, então, a aposta pode ser em um vinho colheita tardia ou Porto Tawny. Rótulo sugerido para harmonizar: link.
|
Por fim, o brie, queijo que traz delicadeza de sabor para quem aprecia os mínimos detalhes. De origem francesa, é um queijo de mofo branco, que muda constantemente suas características de textura, aroma e sabor, conforme passa seu tempo de vida, sendo bem acompanhando por vinhos brancos com personalidade como Chardonnay e rosés claros. Rótulo sugerido para harmonizar: link.
Faixa Azul possui um portfólio de queijos robusto. Além do famoso queijo parmesão, que passa por um longo período de maturação, ganhando sabor e textura verdadeiramente inigualáveis, a marca oferece os queijos gorgonzola, emmental, gruyère, gouda e brie. Já a Evino está sempre em busca dos melhores rótulos de vinhos ao redor do mundo, oferecendo opções para todos os momentos, sempre a preços justos.
|