Destaques

< Voltar

O universo é muito extenso e complexo

Por Sandra Helena dos Santos 27/05/2018

Há poucos dias tive a oportunidade de assistir uma palestra do colega Mario Sérgio Cortella , que me fez pensar no tema referente a mudanças. Tomo a liberdade de chamá-lo de colega, pois como ele, sou uma apreciadora e estudante eterna da filosofia além e pedagoga . E uma das idéias mais atuais dessa arte do pensar é o fato de que quanto mais vivo mais tenho a certeza de que nada sei e de que existe uma necessidade inerente ao ser humano para a mudança, estar aberto ao novo.

Tem-se ouvido falar ultimamente que estamos vivendo um novo momento no planeta, momento esse ao qual é inegável que acontecimentos estranhos nos surpreendem, como por exemplo o dia ter 24 horas, mesmo tendo a nítida impressão de que o tempo voa e que ontem mesmo estávamos a trocar presentes em festejos Natalinos.

O que será que está acontecendo? O que e quantas mudanças ainda estão por vir? Ouve-se dizer que entramos em um momento de grandes transformações ao qual o nível psíquico começa a dar o ar de sua graça de uma forma mais concreta ( literalmente ).

Como alguns de vocês sabem sou psicoterapeuta e ConsteladoraFamiliar, e essa “ incrível ferramenta “ trazida a nós pelo alemão Bert Hellinger , hoje, definitivamente nos abre as portas para esse novo mundo que até então muitos julgavam ser apenas físico, material. Ouvia-se falar em mundo psíquico, mas sem uma compreensão melhor.

Bert Hellinger ainda vive entre nós nesse planetinha. Filósofo, teólogo e pedagogo aprofundaram seus estudos e pesquisas em psicanálise e demais técnicas fenomenológicas organizando e desenvolvendo essa técnica de terapia sistêmica. Essa terapia se baseia no uso de representantes neutros para representar membros da família, grupo social ou qualquer tema específico que o cliente nos traga.

É incrível imaginar que à alguns poucos anos fomos apresentados a psique humana por Sigmund Freud e Carl Gustav Jung nos fazendo ver que o universo é muito extenso e complexo, para dentro e para fora. Quando nós terapeutas, psicólogos e psicanalistas nos colocamos na mais absoluta soberba em crer que sabíamos tudo desse universosomos impactados pelo novo…de novo! Então reorganizamos nossa casa mental e todo o seu conjunto de crenças e ideias, abrindo espaços para que se possa dar lugar a questões novas questões de quem somos. Como nos trouxe Fernando Pessoa em suaindagação . “Eu sou algo entre aquilo que quis ser e aquilo que quiseram fazer de mim”. Mas a verdade é que ainda temos sim o velho e bom “livre arbítrio” que nos dá o direito as novas escolhas.

Portanto o convite agora é para que todos abram as suas mentesas infinitas mudanças que ainda estão por vir, e por mais estranho que possa nos parecer vamos procurar aproveitar o chamado do mundo novo nos colocar disponíveis  para fazer de nossas vidas mais interessantes e produtivas. Lembrem-se, as chaves das escolhas estão em nossas mãos, façamos o melhor proveito delas. Transformar, abrir espaços, ampliar o olhar e ver que tudo está definitivamente contido no todo desse maravilhoso universo ao qual vivemos.

 

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...