Saúde & Estética
< Voltar
Medicina Tradicional Chinesa
08/04/2013Há mais de cinco mil anos, os chineses utilizam a acupuntura como meio para cura e tratamento de diversas doenças.
A técnica consiste em encontrar a harmonia e o equilíbrio do corpo e da mente através de canais de energia, conhecidos como meridianos que percorrem todo o corpo.
A estimulação de pontos nesses meridianos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse canal. Na primeira consulta do paciente ao consultório, é feita uma avaliação detalhada, na qual colhem-se dados fisiológicos correspondentes a todo funcionamento de órgãos, vísceras e do organismo no geral, bem como hábitos diários, preferências de sabores, cores e estações do ano.
A medicina Chinesa acredita que para se obter um diagnóstico preciso e atingir resultados positivos, é necessário “investigação”, para buscar as causas dos desequilíbrios ou de doenças já instaladas, que já tem sintomas persistentes. Tudo está interligado, desde o funcionamento fisiológico do organismo até fatores externos, preferências pessoais, saúde emocional, histórico familiar, etc.
Assim, com a união de todos os dados, mais os relatos de sintomas, avaliação do pulso e mapeamento da língua, consegue-se um diagnóstico do motivo do sintomas. Então, trata-se a causa com o objetivo de se atingir o equilíbrio — a harmonia entre corpo e mente, acabando com dores e desconfortos.
É claro que quando falamos em dores e desconfortos na coluna causados por desalinhamentos vertebrais, a acupuntura age em cima do sintoma, retirando a dor. No entanto, não tem poder de correção postural nem de fortalecimento muscular. Nesse caso, o paciente deve utilizar da associação de outras técnicas da fisioterapia como complemento ao tratamento.
Como funciona?
Na prática, o tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais de meridianos, que chamamos de pontos de acupuntura. A técnica também consiste na utilização do estímulo desses pontos através do calor, usando a moxabustão, que é um bastão de erva de artemísia, com ação antiinflamatória.
Outra técnica são as ventosas, que podem ser utilizadas de diversas formas, de acordo com a indicação e do diagnóstico. Existe também a acupuntura a laser, que é indolor, muito indicada para crianças e para idosos com idade muito avançada, e que também pode ser utilizada no pavilhão auricular e no corpo na forma sistêmica.
Na teoria, através da estimulação desses pontos auriculares ou sistêmicos, o cérebro é ativado a produzir substâncias que atuam de maneira analgésica, antiinflamatória e antidepressiva. Ao entrar na pele, a agulha provoca uma estimulação do ponto correspondente ao tratamento, o que ocasiona na produção natural de substâncias. Dessa forma, a resposta do organismo é rápida, não causa efeitos colaterais adversos, diminui sintomas ou os faz desaparecer.