Saúde & Estética

< Voltar

Cirurgia plástica em homens aumenta atratividade, sociabilidade e confiabilidade

Por Redação 11/03/2020

Pesquisa publicada na revista médica JAMA Facial Plastic Surgery concluiu que procedimentos estéticos faciais são capazes de alterar a maneira como outras pessoas percebem aparência e personalidade do público masculino.

Os homens têm cada vez mais se submetido a cirurgias plásticas, principalmente aos procedimentos faciais, como lifting, blefaroplastia e rinoplastia. Isso está ocorrendo porque, de acordo com estudo publicado em julho na revista médica JAMA Facial Plastic Surgery, os homens se beneficiam da mesma forma que as mulheres com a cirurgia plástica facial, tornando-se mais atraentes e, consequentemente, fazendo com que outras pessoas gostem mais de sua aparência. “O estudo partiu da ideia de que nós tendemos a julgar constantemente a aparência facial de outras pessoas e que fazemos isso devido ao processo evolutivo. A partir disso, o estudo também foi capaz de concluir que homens que passam por cirurgias plásticas na face, além de experimentarem uma melhora na atratividade do rosto, são percebidos de outra maneira pela sociedade, sendo vistos como mais confiáveis, sociáveis e simpáticos”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram cirurgias plásticas faciais em 24 homens. Os pacientes foram submetidos a procedimentos como blefaroplastia, lifting facial, lifting de sobrancelhas, lifting de pescoço, implante de queixo ou rinoplastia. Fotos foram tiradas antes e depois das cirurgias para serem analisadas por mais de 150 participantes que não sabiam a intenção do estudo. Com as fotos em mãos, os participantes, que eram, em sua maioria, pessoas brancas com idades entre 25 e 34 anos, tiveram que classificar a atratividade, masculinidade e os traços de personalidade de cada paciente. Em seguida, os pesquisadores avaliaram de que forma os participantes reagiram a um procedimento cirúrgico específico.

Com isso, os pesquisadores foram capazes de notar que as cirurgias plásticas de blefaroplastia e de lifting facial, por exemplo, tornam o paciente mais simpático e mais confiável. Já os homens que passaram por rinoplastia tornaram-se mais atrativos na visão dos participantes. A cirurgia de lifting de pescoço, por sua vez, tornou os pacientes perceptivelmente mais sociáveis e masculinos. Por fim, aqueles que foram submetidos a cirurgia de lifting de sobrancelhas passaram a dar a impressão de serem mais extrovertidos. Apenas o procedimento de implante de queixo não afetou as percepções dos participantes sobre os pacientes, o que, segundo os pesquisadores, deve-se ao fato de poucos deles terem sido submetidos a esse tipo de procedimento. “No geral, foi possível então perceber aumento na atratividade, simpatia, sociabilidade e confiabilidade após a cirurgia plástica. É realmente interessante notar que variadas estruturas da face contribuem de formas diferentes para a percepção geral da personalidade dos pacientes”, destaca a Dra. Beatriz Lassance.

O estudo, quando comparado a uma pesquisa metodologicamente similar realizada pelo mesmo grupo de pesquisadores com 30 mulheres, também ajuda a evidenciar as diferenças nos resultados proporcionados pelos procedimentos estéticos atuais em homens em mulheres. “Enquanto nas mulheres há um aumento significativo na feminilidade após a realização de grande parte dos procedimentos, nos homens as percepções de masculinidade não são consideravelmente alteradas, sendo que, nesse estudo, apenas a cirurgia de lifting de pescoço foi capaz de aprimorar essa característica”, ressalta a cirurgiã plástica.

Mas, afinal, de que forma as cirurgias plásticas transformam as percepções dos outros sobre nossa aparência e personalidade? De acordo com a médica, isso ocorre porque a aparência física de alguém é a característica pessoal mais óbvia e acessível a outras pessoas quando interagimos socialmente. “Logo, não é surpreendente que mudanças sutis na aparência facial sejam o suficiente para alterar o modo como os outros nos julgam, além disso um paciente que se sente melhor em relação à própria aparência, tem sua autoestima melhorada e muitas vezes assume uma atitude mais positiva frente aos outros”, afirma.

Porém, ainda são necessários mais estudos nesse campo de pesquisa para que a cirurgia plástica realmente atinja todo o seu potencial. “Para otimizarmos ao máximo os resultados dos procedimentos estéticos ainda é necessária uma compreensão mais ampla das possíveis mudanças na percepção social que a cirurgia plástica pode causar”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...