Destaques
< Voltar
Alimentação saudável
15/12/2019por: Dra. Carolina C. T. Haddad
Médica Veterinária
Assim que eu me especializei em Acupuntura Veterinária, notei que a utilização de alimentos industrializados (ração) para os animais possivelmente fosse como método de alimentação “vazio energeticamente” na minha concepção.
Trabalhava com a mobilização de energia nos animais com as agulhas de Acupuntura, mas os alimentava com uma matéria pobre em energia vital, a qual a chamamos de Qi.
A ração pode ter todos os nutrientes e vitaminas mas não apresenta nenhum Qi em sua composição. Além disso, como um alimento pode durar mais de 3 anos em uma prateleira e ser natural? Não há milagre. Para que isso aconteça é necessário adicionar diversos conservantes artificiais que podem fazer muito mal à saúde dos animais.
O método de preparo que os alimentos recebem para que se forme a massa que dará origem a ração libera diversos compostos que aumentam os processos inflamatórios e degenerativos no corpo, além de estimular o crescimento das células tumorais.
Sendo assim, comecei a buscar mais sobre as fontes naturais de alimentos para os cães e descobri todo um mundo a parte. Um mundo cheio de energia vital e saúde para meus pacientes. Onde eu pude ver com meus próprios olhos o bem que uma alimentação natural balanceada e suplementada corretamente pode fazer a eles.
Pude ver pacientes tristes e debilitados voltarem a ser ativos e agirem como filhotinhos cheios de energia novamente. Cães com obesidade, problemas articulares e dificuldade para andar, correndo e brincando com agilidade. E os pacientes com problemas de pele? Toda aquela coceira, descamação, perda de pelo, secreções e odores que os afastavam das pessoas, que tinham medo que fosse algo contagioso? Não tinha mais nada! Porque eles ganhavam pelos lindos e brilhantes novamente! Sem falar no fato que eles simplesmente amam sua comidinha natural e fresquinha feita só para eles. Comem com gosto! O maior prazer! Eterna gratidão pelos seus donos por esse cuidado tão especial.
Muitas enfermidades podem ser tratadas com os alimentos naturais. Para que a dieta do seu cão seja mudada para uma alimentação natural é necessário que ele seja avaliado por um Médico Veterinário Nutrólogo e que alguns exames laboratoriais sejam solicitados para que se possa indicar a melhor proporção entre os compostos: proteína, carboidrato, fibras, gordura e suplementos.
Hipócrates, o pai da Medicina, dizia: “Deixe que seu Alimento seja a sua Medicina”.
Que tal mudar a Dieta do seu Pet? Ele terá muito mais qualidade de vida, saúde e felicidade.