Colunista

Valéria Guazzaloca

Publisher

A Vida Pede Equilíbrio

Valéria Guazzaloca 06/01/2023

Janeiro Branco: Garantir saúde mental nas empresas traz resultados financeiros e esse e o tema da campanha em 2023.

Não sei exatamente quando as pessoas resolveram olhar para a própria saúde mental nem qual o percentual das pessoas que realmente admitem que ter equilíbrio não é só uma questão de ter uma vida confortável financeiramente ou encontra o grande amor.

Na verdade em minha opinião, a saúde mental assim como a saúde do corpo, oscila frequentemente. Mas nos recusamos a assumir essa posição. No máximo dizemos: sou muito ansiosa ou em um momento da vida tive uma pequena depressão. Ir no psicólogo, pra que? Quem sabe um remedinho para dormir e nem sempre a receita chega nas mãos dessas pessoas após uma consulta.

Então quando chegou essa pauta, resolvi falar com vocês. Acredito que assim como todas as outras campanhas de doenças como o câncer de mama em outubro, a saúde mental é muito séria e inviabiliza a vida, são vários os problemas acarretados pela falta de saúde mental.

 

Veja abaixo mais detalhes:

 

Um novo ano começou e com ele os cuidados com a saúde mental ganham destaque através da campanha “Janeiro Branco”, que em 2023 tem como tema “A Vida Pede Equilíbrio”.
O mundo pós pandemia não é o mesmo. Depois de dias em home office, podendo estar mais perto da família, vendo os filhos crescerem de perto, estando ao lado dos animais de estimação ou simplesmente podendo almoçar em casa, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional se tornou urgente para muitas pessoas. Um ano após o reconhecimento da Síndrome de Burnout como doença ocupacional, a preocupação com a saúde mental continua em destaque no mundo corporativo.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para cada 1 dólar investido na saúde mental dos colaboradores, a empresa terá 4 dólares retornados em produtividade e capacidade de trabalho. Ou seja, não estamos falando apenas de ações para atrair funcionários ou cumprir protocolos, mas de ações que trarão benefícios, inclusive financeiros, para a empresa. A OMS ainda alerta que 15% dos trabalhadores vivem com um transtorno mental”, diz Juliana Chiavassa, especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano.
Se em 2022 os desafios de promover saúde mental se tornaram concretos para as organizações, em 2023 chegou o momento de colocar em prática e colher os resultados do que já foi feito para garantir o bem-estar dos colaboradores. A campanha Janeiro Branco pode ajudar a potencializar as reflexões pessoais e empresariais sobre a busca de uma vida mais equilibrada.
Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...