Estética

Chocolate dá espinha?

Por Elizabeth Gut

Com vitrines e prateleiras repletas de tentações, é quase impossível ficar imune a um bom chocolate. No entanto, um velho fantasma ainda assombra muitas pessoas: a acne. Afinal, ele realmente provoca o aparecimento de espinhas?

Se você evita o doce a todo custo por causa disso, tenho uma boa notícia: não é verdade. Não existe nenhuma pesquisa nesse sentido que comprove que o chocolate tenha relação direta com o surgimento da temida acne. O consumo regular, inclusive, é benéfico à saúde, principalmente nas versões meio amargo e amargo. Nelas, é maior a concentração de flavonoides, responsáveis por combater o envelhecimento através da ação sobre a estrutura da pele e o fluxo sanguíneo. Há quem diga que ele atua na contramão da perda de memória associada ao avanço da idade com os polifenois presentes na composição do cacau.

Chocolate x Acne

Você deve estar se perguntando de onde surgiu então o mito das espinhas. Realmente existe uma explicação para que essa história tenha se sustentado durante tantos anos e ainda gere certo receio nos dias de hoje. Os problemas cutâneos, na verdade, podem ter causas diversas, como mudanças hormonais, ansiedade, estresse e ingestão de alimentos gordurosos em excesso, por exemplo. No caso da alimentação, o consumo elevado de açúcares e gorduras, muito presentes em pães, massas, biscoitos e outros produtos industrializados, provoca a doença inflamatória da pele, ou seja, a acne. Vale lembrar que alguns tipos de chocolate, como o ao leite e o branco, possuem uma quantidade maior de açúcar e gordura em sua composição, mas ele somente não é o agente causador e sim uma dieta desequilibrada.

A fórmula aqui é simples. Ninguém precisa abandonar o chocolate e passar vontade enquanto os amigos e familiares se deliciam com bombons e barras, nem comer com peso na consciência, acreditando que nos dias seguintes o rosto e outras partes do corpo vão enfrentar uma verdadeira erupção. O equilíbrio é a melhor resposta não só para essa dúvida, como para uma vida mais feliz, saudável e sem restrições.

Confira as colunas e matérias da nova edição da revista Public LifeStyle especial Gastronomia. Clique aqui!

Deixe seu Comentário