Destaques

< Voltar

Um passeio pelas obras de arquitetura contemporânea em Paris

Por Eleonora Ribeiro 03/06/2019

Quando se fala em arquitetura, a França logo vem à mente, com suas construções clássicas e tão famosas. Que tal conhecer incríveis obras contemporâneas e descobrir uma Paris também moderna?

A Fundação Louis Vuitton abriu suas portas em 2014 com exposições sobre os séculos XX e XXI. Situada no Bois de Boulogne, foi imaginada pelo americano Franck Gehry, que revolucionou a utilização do vidro, dando origem a um edifício luminoso, leve e único. De brinde, a vista panorâmica que a visita permite!

Não muito distante de lá, está o Grande Arco na esplanada da Défense, a torre do famoso centro de negócios da região parisiense. O local conta com um museu a céu aberto e um espaço cultural dedicado à fotografia. Lá no alto, uma ponte de 100m oferece uma vista magnifique de grandes monumentos.

Ainda por perto, em Boulogne-Billancourt, o complexo musical La SeineMusicale, com seu estilo contemporâneo, recebe espetáculos nacionais e internacionais variados. Seu jardim Bellini mostra como é possível preservar a biodiversidade em plena cidade grande.

Bem no coração de Paris (primeiro arrondissement), encontramos o bairro LesHalles, que abriga o ForumdesHalles, um enorme centro comercial com salas de cinema, piscina, restaurantes, bares, lojas. Uma estrutura monumental chamada “canopée” foi criada para cobrir de forma natural o Forum. Além de tudo isso, Châtelet – lesHalles, a maior estação de metrô subterrânea do mundo!

Perto dalí, no bairro do Marais, encontra-se o famoso Centre Pompidou, outro exemplo de arquitetura contemporânea. Criado por Renzo Piano e Richard Rogerts, a construção causou bastante polêmica com suas escadas rolantes e tubos coloridos do lado externo, mas indiscutível é a beleza da vista do alto do prédio e a importância desse museu de Arte Moderna com suas coleções do século XX e XXI, que incluem Matisse, Picasso e Andy Warhol.

E que tal terminar o passeio na Cité de laMode et du Design, uma estrutura ultra contemporânea com seu verde vivo dedicada à vanguarda? Com passarelas em madeira, e além de restaurantes e bares no maior rooftop de Paris, uma vista panorâmica de tirar o fôlego!

On y va? Vamos?

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...