Colunista

Valéria Guazzaloca

Publisher

Tratamento para alívio da dor

Valéria Guazzaloca 11/04/2023

Conceito de tratamento desenvolvido por especialista tem ajudado pessoas com dores, lesões no quadril ou outras dores articulares diminuindo-as sensivelmente

 

Após receber um diagnostico sobre as dores que tinha nos joelhos passei por três especialistas e quase um ano de fisioterapia que pouco foram efetivos em me ajudar, assim resolvi buscar alguma alternativa melhor de tratamento  do problema. A questão é que  quando você tem problemas de articulação degenerativos, que é o meu caso, alguns médicos simplesmente dizem: ” isso só vai piorar e quando isso acontecer, colocamos prótese”. Ahhh, sério. Para mim essa resposta jamais foi suficiente, então fui em busca de um diagnostico mais humanizado e foi assim que cheguei ao Dr. Thiago Fukuda.  Vi um vídeo dele que explicava exatamente o que eu sentia, imediatamente marquei uma consulta e, como esperado, ele me tranquilizou sobre minha situação. Seu diagnóstico foi de que eu preciso de fisioterapia especializada. Estou na 12° sessão na unidade de Santos da Instituto Trata Quadril e Joelhos   (com a fisioterapeuta Mariana Martins) e estou me sentindo muito melhor! Retomar a qualidade de vida não tem preço!

Bem, o assunto aqui não é sobre os meus joelhos, mas sobre um estudo comandado pelo Dr. Thiago Fukuda. Apenas achei válido contextualizar como entrei em contato com esse tema antes de compartilhá-lo com vocês. Seguem abaixo as informações completas sobre o estudo.

___________________________________________________________________________________________

 

Até bem pouco tempo, pessoas ou pacientes que tinha dor na articulação do quadril tinham poucas opções de tratamento para alívio da dor, melhora da função e atividades diárias, bem como prática esportiva.
Os tratamentos se baseavam em infiltrações ou injeções de anti-inflamatórios, medicações para alívio da dor ou até mesmo cirurgias. Outros que não tinham acesso a estas terapias mais invasivas, permaneciam com dor e diminuíam a demanda de atividades para conviver com o desconforto.
Pesquisadores brasileiros, comandados pelo especialista em reabilitação e tratamento não cirúrgico Dr. Thiago Fukuda, publicaram um estudo na maior revista científica do mundo na área mostrando uma nova abordagem ou conceito de tratamento conservador para pessoas com dor no quadril.
Esse estudo que foi inclusive premiado pela revista como o maior artigo publicado no ano mostrando uma sequência de tratamento baseado em estabilização da região lombar e quadril, ganho de mobilidade, força muscular e controle do movimento, inclusive devolvendo pessoas à prática da atividade física.
Nesta série de casos tratados por estes profissionais, na época em parceria formada com a Santa Casa de São Paulo, mostrou melhora em todos os pacientes, sem a necessidade de intervenção cirúrgica ou de infiltrações.
Entretanto, o especialista Thiago Fukuda alerta, que, além deste tratamento, que, normalmente, tem duração de 3 a 4 meses, as pessoas acometidas por desordens em coluna, quadril ou joelho necessitam mudar os hábitos de vida, realizar atividades físicas leves e com frequência, controlar o sobrepeso e sempre realizar exercícios preventivos, seja na academia, Pilates, ou mesmo com sessões preventivas de Fisioterapia.

 

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...