Comportamento

< Voltar

Surfe e suas ondas

Por 08/11/2013

Todos sabem que o homem é um ser que nasceu para viver em terra firme, porém existe um grupo de pessoas que são exceção, por causa de uma prática resumida em uma só palavra: surfe. A combinação entre um homem, uma prancha e o mar proporciona um esporte milenar que é praticado entre jovens e adultos sem restrição de sexo.

O esporte tem uma verdadeira legião de apaixonados, que com certeza vivem a maior parte do tempo em cima de suas pranchas. Para muitos praticantes, a sintonia que existe entre a modalidade e a natureza liberta “energias negativas” do corpo, por conta de sua origem mística, nas ilhas do Oceano Pacífico.

No Brasil, o esporte começou a ser desenvolvido em nossa cidade, Santos, em 1937, por um grupo de amigos que construíram as primeiras “tábuas havaianas”. Thomas Ernest Rittscher Junior, americano, trouxe dos Estados Unidos, uma revista que trazia um artigo que ensinava confeccionar pranchas de surf. E com a ajuda dos amigos Margot Rittscher, Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers a primeira prancha de surf foi construída, pesava cerca de 80 kg e media 3,60 metros.

Esse foi o primeiro passo para a cidade se tornar uma “Surf City”. Com seu rápido crescimento e popularização, Santos foi se tornando uma referência cada vez maior no esporte, atraindo cada vez mais adeptos à prática e revelando talentos para o mundo, como Picuruta Salazar, dez vezes campeão brasileiro e duas vezes mundial, Carla Canepa, primeira surfista profissional do país, e Valdemir Corrêa, primeiro surfista cego do Brasil.

É natural que na medida em que atletas mundiais são lapidados pelos mares da Baixada, muitos jovens se interessem pelo esporte e desejam aprender o ofício. Em toda a Baixada, existem onze escolas de surf, sendo três só em Santos, como a Escola Radical, a primeira escola pública do país.

Além do tradicional surf, uma nova modalidade tem dado o que falar pelas águas da Baixada: é o Stand Up. O esporte se assemelha ao surf, a diferença básica é que o praticante fica de pé na prancha e com o auxílio de um remo, vai pegando as ondas. Se você ainda não possui nenhuma experiência com ondas é deseja aprender a surfar, é recomendado que se inicie com a prática do Stand, por ser relativamente mais fácil de se aprender.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...