Beauty

< Voltar

Sim, você precisa de um cosmético com resveratrol.

Por Redação 15/09/2021

Desvendamos os motivos pelos quais o resveratrol nunca sai de moda nos cosméticos

Cinco anos atrás, quando o resveratrol estava em todos os lançamentos de cremes de beleza, era difícil encontrar alguém que não tinha um cosmético com essa molécula. Anos depois, os ativos da vez eram outros, ácido hialurônico e Vitamina B3 (niacinamida), e mesmo assim o resveratrol continuou nos cosméticos.  “Encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas vermelhas ou pretas, o resveratrol é um dos mais poderosos antioxidantes que existem, sendo capaz de combater significativamente os radicais livres, moléculas altamente reativas que, na pele, podem provocar danos celulares, favorecendo o envelhecimento precoce com consequente aparecimento de rugas, flacidez, manchas e perda de luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Gustavo Saczk, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Essa molécula traz vários benefícios para a saúde em virtude da sua ação antioxidante, que funciona para combater o envelhecimento. Além disso, o resveratrol é capaz de ativar a sirtuína-1, proteína que age no aumento da longevidade celular”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e do American College of LifeStyle Medicine.

Apesar do sucesso recente (ele foi descoberto em 1940) e de já ter se consagrado, o resveratrol também ainda é alvo de constantes estudos que visam aumentar a eficácia, a estabilidade ou a biodisponibilidade do ingrediente. Uma das novidades é um resveratrol mimético idêntico ao natural com alta performance, poderosa capacidade antioxidante e propriedades multifuncionais de clareamento da pele. Segundo o Dr. Gustavo, composto pelo trans-resveratrol, forma mais estável e biodisponível do ingrediente, esse ativo cosmético possui múltiplo mecanismo de ação no combate às hiperpigmentações da pele para iluminá-la visivelmente em apenas duas semanas. “O resveratrol mimético reduz a síntese de melanina (pigmento que dá cor à pele e é responsável pela formação das manchas) de diferentes formas, como: inibição da tirosinase, enzima responsável pelo processo de formação do pigmento que dá cor à pele; regulação da expressão do gene MCR, relacionado à produção de pigmento; impacto no funcionamento e maturação dos melanossomos, organelas responsáveis pela produção e armazenamento de melanina; e atenuação do transporte do melanossomo dentro dos melanócitos, células produtoras de melanina, e para os queratinócitos, onde a melanina é liberada para conferir pigmentação da pele e fotoproteção”, destaca o especialista. Dessa forma, o ativo é capaz de reduzir a melanogênese, isto é, a síntese de melanina para clarear manchas e tornar a pele mais radiante.

Segundo o médico, a ação do ativo no rejuvenescimento e prevenção do envelhecimento também se deve a sua capacidade de fortalecer as fibras de colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele, e estimular os fibroblastos, células produtoras dessas fibras. Além disso, o resveratrol mimético ainda ajuda a proteger essas proteínas estruturais da pele, incluindo também as fibras de elastina e o ácido hialurônico, dos danos externos através de suas propriedades anti-inflamatórias e, principalmente, antiglicantes. “A glicação é um processo influenciado pelo consumo excessivo de açúcar e carboidratos no qual as moléculas de glicose se ligam às fibras de elastina e colágeno, fazendo com que se quebrem. Como resultado desse processo, há o aumento da flacidez e linhas de expressão, além da evidenciação de rugas e piora das manchas”, alerta.

Segundo a Dra. Beatriz, os produtos tópicos ou orais com o ingrediente são capazes de proteger o DNA de uma célula contra danos causados pelos radicais livres. “Quando falamos em ‘neutralização dos radicais livres’, isso promove um impacto direto na redução dos sinais do envelhecimento e danos celulares responsáveis por câncer de pele”, afirma a médica Dra. Beatriz. “É basicamente uma mina de ouro com efeitos antienvelhecimento, incluindo a proteção da pele contra enzimas prejudiciais e o aprimoramento da função dos fibroblastos responsáveis pela criação de colágeno saudável”, diz a médica Dra. Beatriz.

O ideal é usar produtos tópicos ou orais com resveratrol a partir dos 25 anos, já que essa é a fase em que ocorrem os primeiros processos de envelhecimento. Uma excelente opção, por exemplo, é o Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetic que conta com uma associação de ativos naturais biotecnológicos, incluindo o Resveratrol Mimético, que agem sinergicamente para impedir os danos causados pelos radicais livres, aumentar a quantidade de fibras de colágeno e elastina e melhorar a densidade e integridade da pele. Dessa forma, o produto auxilia na recuperação da firmeza e elasticidade, reduzindo a aparência de manchas, promovendo ação preenchedora de rugas e conferindo luminosidade ao tecido cutâneo. “Caso haja necessidade, pode ser feita ainda a suplementação desse antioxidante. Para isso, consulte sempre seu médico ou nutricionista”, finaliza a Dra. Beatriz.

FONTES:

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DR. GUSTAVO SACZK: Dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Formado pela Universidade Federal do Paraná, o Dr Gustavo Saczk atua em sua clínica localizada em Curitiba e também ministra cursos Hand On para médicos.

*ETÀ COSMETICS – A Età Cosmetics é uma marca de dermocosméticos lançada em 2021 com o objetivo de mudar a percepção que temos sobre beleza e idade, trazendo ao mercado nacional cosméticos que aliam inovação, alta qualidade e eficácia com preços descomplicados. Criados para serem usados por qualquer pessoa, independentemente do gênero, cor e idade, os cosméticos da Età foram desenvolvidos com base em inúmeras pesquisas e estudos e possuem formulações e ativos exclusivos com eficácia cientificamente comprovada no tratamento e manutenção da saúde e beleza da pele.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...