Beauty
< Voltar
Siga um cronograma de beleza para permanecer motivado durante a quarentena
19/05/2020Para quem já não sabe mais se hoje é terça-feira ou domingo, criar um cronograma de beleza ajuda a manter a pele saudável e estabelece uma rotina que pode ser um alívio contra a ansiedade.
Os dias da pandemia do Covid-19 estabelecem um verdadeiro teste de paciência – e de luta contra a ansiedade. Sem uma rotina específica, muitas pessoas estão perdidas e não é difícil encontrar quem não sabe diferenciar uma segunda-feira de uma quinta-feira ou uma quinta-feira de um domingo. “O isolamento social impõe alterações importantes na rotina das pessoas, principalmente com relação às atividades fora de casa, como trabalhar, encontrar outras pessoas, ir à academia, essas são maneiras de distrair a mente e criar estímulos. O fato de ficarmos sem todas estas atividades faz com que a mente seja menos estimulada. Isso somado às incertezas acerca do futuro e das consequências da pandemia, é natural que a ansiedade aumente sobretudo em quem já tem predisposição”, afirma o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University. “Nossas rotinas regulares fora da quarentena automática tendem a ter ‘âncoras’ que nos ajudam a acompanhar o tempo e os horários: reuniões de trabalho, planos sociais, aulas de ginástica e outros eventos ou tarefas agendadas servem como marcos de tempo”, explica a a cirurgiã plástica Dra Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. “Quando não temos essas âncoras, ou quando os eventos em nossa programação são menos diversos um do outro, esses pontos de referência se perdem. Daí a necessidade de criar novos afazeres”, acrescenta.
E para colocar rotina nesses dias, um cronograma de beleza está longe de ser uma futilidade ou uma busca apenas estética. “Logo depois que a pandemia passar, será possível tratar os principais problemas de pele, que mexem muitas vezes com a autoestima do paciente. Podemos voltar aos tratamentos que trazem resultados mais significativos, como Ultrassom 3D Solon (flacidez), Surgical Derm (rugas), Vektra QS (manchas), DermaShower (acne) e Eletroderme (rejuvenescimento e cicatriz de acne). Mas por enquanto o melhor a fazer é voltar-se ao tratamento cosmético orientado pelo médico que, além de ajudar a organizar a rotina, consegue ajudar a tratar alterações importantes”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para ajudar nessa tarefa, abaixo está um cronograma de beleza, dividido em estratégias para manhã e noite:
Segunda, quarta e sexta de manhã: Para quem está muito perdido no tempo, o melhor a fazer é buscar ajuda do calendário para o começo dessa rotina. O início de qualquer tratamento para a pele deve ser com a higienização (primeiro das mãos e depois da face). “O sabonete deve ser adequado ao tipo de pele da paciente. No caso da pele oleosa, o produto deve ser preferencialmente líquido e conter extratos controladores de oleosidade”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Já para pele seca, pela sua deficiência natural na produção de ômegas, a médica indica as loções, sabonetes cremosos, emulsões ou os sabonetes líquidos à base de extratos calmantes e sem agentes agressores, mas que tenham perfil mais hidratante. Logo após, vem o uso do tônico, que pode ser adstringente (para pele oleosa) ou calmante e hidratante para a pele seca. “A terceira etapa compreende o uso de hidratantes específicos: para a pele oleosa, na forma de séruns; para pele seca, na forma de cremes mais robustos, em veículos mais cheios de lipídios, e que devem ter a capacidade de segurar a água na pele e contar com alguns óleos na formulação para ajudar a formar a membrana hidrolipídica”, afirma a Dra Claudia Marçal. “Esse hidratante pode contar com a presença de antioxidantes e alguns ativos que ajudem no tratamento de alterações específicas. Por exemplo, você pode usar a Vitamina C a 20% para ajudar no tratamento contra as manchas, rugas e flacidez, além da prevenção do envelhecimento”, sugere o Dr. Abdo Salomão. “Além disso, a fórmula pode ser enriquecida com Alistin, Arct-Alg, Vitamina E, Extrato de Chá Verde e Ácido Ferúlico, que são boas opções antioxidantes e que ajudam no tratamento anti-idade”, destaca a Dra. Claudia Marçal. Ao final, não esqueça de usar o fotoprotetor, já que mesmo dentro de casa estamos expostos aos raios solares, que ultrapassam a janela, e a luz azul de dispositivos móveis, ambas envolvidas no processo de envelhecimento precoce da pele.
Segunda, quarta e sexta à noite: O período noturno é perfeito para potencializar o poder rejuvenescedor que o sono exerce na nossa pele. A higienização e a tonificação ainda fazem parte do início do cuidado, mas agora os cremes devem ser mais direcionados. “Nessa etapa, devemos utilizar ácidos e ingredientes renovadores prescritos pelo dermatologista. Eles são mais poderosos, podem ser usados para tratamento de manchas, flacidez, rugas e até acne ou cicatrizes de espinhas, por isso requerem mais cuidado”, afirma o Dr. Abdo Salomão Jr. Os ingredientes renovadores mais usados são: Ácido Retinoico, Retinol, Ácido Salicílico e Ácido Glicólico. “Além disso, a fórmula pode contar com ativos direcionados para cada tratamento. No caso das manchas, o Ácido Tranexâmico e Ácido Kójico. Para flacidez, Progenitrix e Ácido Maslínico; em rugas, Ácido Ferúlico e SWT-7; no caso da acne, Acneol SR e Nicotinamida; e para cicatrizes, o Ácido Hialurônico Hyaxel”, destaca o médico.
Terça, quinta e sábado de manhã: Após a limpeza e tonificação, é indicado usar hidratantes que evitem a desidratação e ressecamento, como GPS Trealose e Hidro.Bio, além de reforçarem o tratamento da noite anterior. Então, para manchas, use Vitamina C, SuperOx-C e B-White; para flacidez, Arct-Alg e Alistin; para rugas, Adipofill e Densiskin; e no caso da acne Miniporyl. “Não esqueça de reforçar a proteção solar, afinal, na noite anterior a ação do ácido pode deixar a pele mais suscetível e enfraquecida”, afirma a Dra. Claudia Marçal.
Terça, quinta e sábado à noite: Um dia após a noite de tratamento com renovadores, a sua pele ainda precisa de um descanso de substâncias mais agressivas. “Por isso, o ideal é intercalar com cremes nutritivos e fortalecedores da barreira epidérmica, em um pool de vitaminas e minerais para potencializar o tratamento”, destaca a dermatologista. Invista nas substâncias Overnight Repair, Oligomix, Nutriomega 3, 6, 7 e 9, além do Ácido Hialurônico de baixo (Hyaxel) e alto (DSH CN) peso molecular.
Domingo: Esse é um dia fundamental para tirar da gaveta as máscaras hidratantes e promover um verdadeiro ritual de beleza facial. Comece higienizando a pele, depois aposte em um esfoliante com grânulos finos. “O processo vai estimular a renovação celular e melhorar a textura da pele, além de retirar o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e potencializar a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes e máscaras”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance. O esfoliante deve ser espalhado em movimentos circulares, mas tome cuidado para não exagerar no atrito, o que pode sensibilizar e irritar a pele. Além disso, fique atento às fórmulas. “Um bom esfoliante deve ter partículas uniformes de tamanho pequeno ou médio e origem natural, como seda do arroz, sementes de apricot e linhaça. Além disso, deve ser formulado com ativos calmantes, anti-inflamatórios e hidratantes para ser capaz de remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo”, afirma a dermatologista Dra. Claudia. Por fim, use uma máscara que pode ser calmante, antioleosidade, anti-idade e clareadora. “Agindo por oclusão em contato com a pele, as máscaras carregam mais ativos e podem ser muito interessantes para um cronograma de beleza”, finaliza o dermatologista Dr. Abdo Salomão.