Eventos

< Voltar

Semana de Leitura de SP tem programação híbrida para incentivar leitura e celebrar 100 anos da Semana de Arte Moderna

Por Redação 28/03/2022

Ocorrendo entre 4 e 8 de abril, 11ª Semana de Leitura conta com atrações espalhadas por toda a cidade para estimular a leitura entre a população. Com um esquenta nos dias 1 e 2 de abril, com distribuição gratuita de livros, a abertura do evento ocorrerá em sessão solene no Theatro Municipal.

Entre os dias 4 e 8 de abril acontece, na cidade de São Paulo, a 11ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, instituída pela Lei nº 14.999/09 de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), cujo gabinete é responsável pela realização em conjunto com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência.

Parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, a Semana de Leitura, que em sua 11ª edição comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, tem como objetivo estimular o estudo e a leitura entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, o que é especialmente importante em um cenário em que quase metade da população brasileira (48%) não lê livros, segundo dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. “Incentivar a leitura é um ato de amor, é a base para a construção de uma sociedade mais justa e humana”, diz Eliseu Gabriel, que também é professor.

 

 

Com o tema “Cem anos da Semana de Arte Moderna”, a 11ª edição da Semana de Leitura contará com atividades on-line e presenciais, incluindo contações de histórias, saraus, apresentações teatrais e musicais, rodas de leitura, palestras, entrevistas, bate-papos com escritores, visitas guiadas a bibliotecas, trocas de livros, exibições de curtas-metragens e diversas outras iniciativas espalhadas por espaços de toda a cidade, como escolas, bibliotecas, CEUs (Centro Educacional Unificado), teatros, ruas, shopping, centros de cultura e ocupações culturais.

A abertura do evento ocorrerá no dia 4 de abril, às 13 horas, no Theatro Municipal e contará com a presença de cerca de mil alunos, além de professores, diretores escolares, bibliotecários, convidados e autoridades. “O Theatro Municipal é um marco, pois foi onde artistas de diversos campos, incluindo escritores, pintores, músicos e intelectuais, expuseram seus talentos modernistas e pediram a valorização da cultura nacional durante a Semana de Arte Moderna de 22”, afirma Eliseu Gabriel. A abertura consistirá em uma sessão solene e uma série de apresentações, incluindo atrações como os espetáculos “Mário de Andrade: o papa do Modernismo”, com o ator Pascoal da Conceição, e “Barbatuquices!”, do grupo Barbatuques. Professores das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e alunos das escolas municipais participantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) também farão apresentações na abertura da 11ª Semana de Leitura, como o espetáculo “As cores de Tarsila” e o ballet “Fadas da Natureza: eternidade e em busca do vale perdido”.

Durante a 11ª Semana de Leitura será possível também experienciar gratuitamente vivências como a peça teatral “Desenquadrando Tarsila”, em que os quadros Farol e Abaporu contam a história da modernista de maneira divertida e ritmada, e um encontro com os leitores e fãs de Harry Potter, promovido pela artista e influenciadora mirim Laura Corrêa na Biblioteca Brito Broca. Outras ações incorporadas no evento incluem o empréstimo de livros por meio da biblioteca itinerante BiblioSesc para incentivo do estudo e leitura e o projeto “Poesia na faixa”, realizado pelo coletivo Poetas do Tietê, que divulga trechos poéticos nos faróis das esquinas mais importantes da cidade, distribuindo-os posteriormente em panfletos aos transeuntes no local. As lives e apresentações on-line terão transmissão pelos canais oficiais da Semana de Leitura e a programação pode ser acessada na íntegra através do site do evento.

Além das atividades agendadas, a lei que institui a Semana de Leitura também encoraja que qualquer entidade, escola, empresa ou instituição realize suas programações independentes. “Integrar a comunidade nessa ação é essencial para expandir o hábito de ler e estudar e, assim, formar cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva”, destaca o vereador Eliseu Gabriel. O encerramento do evento ocorre no dia 8 de abril, às 13h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O evento também contará com um Esquenta, com atrações antecedendo a abertura, entre os dias 1 e 2 de abril, como um convite para o evento principal. O Esquenta inclui uma apresentação gratuita da peça teatral “Os livros de Bebel”, no Cantareira Norte Shopping, e a distribuição gratuita de livros com a presença de artistas caracterizados nos terminais municipais de ônibus da Praça da Bandeira, da Lapa e de Pirituba.

A 11ª Semana de Leitura tem apoio de entidades como SESC, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Aprofem (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo), CPP (Centro do Professorado Paulista) e Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo).

Serviço

11ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

Período: 4 a 8 de abril

Agenda e informações: site da Semana de Leitura

 

Esquenta da Semana de Leitura

Período: 1 e 2 de abril

Agenda e informações: site da Semana de Leitura

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...