Destaques

< Voltar

Savon de Marseille

Por Eleonora Ribeiro 10/10/2019

Natural, econômico e que respeita o meio-ambiente. Esse é o Savon de Marseille, aquele sabonete de cor e formato originais que vemos em todas as lojas de souvenirs da região da Provença.
Uma longa história que começa na Idade Média, quando a Provença já era a região dos primeiros fabricantes de sabão franceses. O rei Luís XIV foi quem resolveu institucionalizar o Savon de Marseille, mas foi com a revolução industrial e os avanços em termos de higiene, que ele chega ao seu formato final de 72% de óleo e se transforma em um dos expoentes da economia regional.
Atualmente, com a retomada de valores ecológicos, os consumidores valorizam  virtudes desse produto natural e biodegradável, sendo reconhecido como item do patrimônio francês.
Os benefícios dele são diversos. Para a pele, é um aliado de composição vegetal hipoalergênico, que pode ser usado para limpar e hidratar o corpo todo e até os cabelos, inclusive sendo uma ótima opção para os cuidados com a pele sensível dos bebês. E algo que os turistas muitas vezes não imaginam, é que o Savon de Marseille é uma opção ecológica também para lavar roupas, pois além de conseguir tirar manchas, é natural e não poluente e super econômico! E a lista de possibilidades inclui ainda utilizar o Savon de Marseille para aliviar
dores musculares, acalmar a pele queimada do sol ou após picada de mosquito.
Tamanho sucesso, o inevitável aconteceu, e as cópias dessa merveille são fabricadas por toda parte. Como reconhecer o verdadeiro Savon de Marseille?
Antes de tudo, a composição deve conter no máximo 7 ingredientes e todos são óleos vegetais, sem conservantes nem colorantes. O formato pode variar, sendo o quadrado bem sólido o mais tradicional. A cor é naturalmente verde, bege ou amarronzada. Como ele contém azeite de oliva, esse é o perfume que ele exala. Se for colorido ou com algum outro perfume (lavanda, mel, etc), não é o verdadeiro.
Diferente de vários produtos franceses que têm seus nomes protegidos (appellation protégée), o Savon de Marseille tradicional conta com o trabalho da União dos Profissionais do Savon de Marseille para defender esse produto que deve ser fabricado na região da Provença, sem aditivos e sem gordura animal. Para garantir a autenticidade, o produto deve vir de umas dessas 4 savonneries: La Savonnerie du Fer à Cheval, em Marselha; La Savonnerie du Midi, em Marselha; La Savonnerie Le Sérail, em Marselha; La Savonnerie Marius
Fabre, em Salon-de-Provence.
De passagem pela região? Visite uma savonnerie e descubra esse produto único. Além de ser uma ideia de souvenir especial!

Aliança Francesa de Santos.
http://www.afsantos.com.br/

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...