Colunista

Valéria Guazzaloca

Publisher

Projetado com muito chame um apartamento studio com 30M²

Valéria Guazzaloca 06/05/2019

O mundo vêm mudando e com ele os hábitos. Os jovens estão com preferências muito diferentes de seus país e as necessidades de moradia também vêm se ajustando com esta nova geração.

Não faz tanto tempo assim que na a hora de escolher um apartamento para morar as pessoas tinham como preferência apartamentos com quartos enormes, salas e cozinhas espaçosas. E não existia o conceito de decoração, na verdade os mais criteriosos em uma família de classe média, tinham suas mesas de jantar com 6 ou 8 cadeiras e para dar um toque especial uma toalha e um vaso. Quando eram um pouco mais detalhistas, poderíamos observar quadros que não tinham nada de muito especial e muitos porta retratos espalhados por cima de todos os móveis.

Depois vieram as varandas “gourmets”, e espaços de lazer no condomínio. Contudo o grande desafio sempre foram os pequenos apartamentos, morar bem com poucas coisas e de maneira  confortavelmente. Em países da Europa, USA e Japão já são comum esses espaços. E acredite, além de super confortáveis são lindos.

Ao meu olhar, estes espaços serão cada vez mais usados e desejados pela nova geração. E aposto ainda em pessoas que moravam em apartamentos enormes e seus filhos casaram e ficou só o casal, para que ficar em apartamentos com espaços ociosos, não é mesmo?

Pensando nisso, o arquiteto Leandro Neves projetou um studio de 30M² que conta com apenas três cômodos: quarto, banheiro e uma cozinha integrada com a sala. Localizado em Copacabana, bairro nobre do Rio de Janeiro, o pequeno espaço foi transformado em um ambiente atrativo para jovens casais.

Com intuito de mostrar que é possível viver bem em espaços reduzidos, a decoração dos 30m² foi inspirada em apartamentos studios e ganhou um estilo minimalista, moderno e prático. “Todo o apartamento contém tons neutros como o branco e o cinza, sem toque de cores fortes”, revela Leandro. Os espaços também ganharam revestimentos de tijolinhos e de madeira, além de itens decorativos, como vasos de plantas, quadros e móveis com acabamentos de ferro na cor preta.

Para otimizar o espaço, o arquiteto criou ambientes integrados, visando a praticidade e o conforto do morador e seus visitantes. A cozinha, por exemplo, foi adaptada para o estilo americana, com vista para a sala, gerando uma ampliação ao local. Outra integração que o cômodo recebeu foi a área da lavanderia.

A sala é o principal local do apartamento e possui uma decoração harmoniosa e funcional. “Há um banco com gavetas que passa por todo o ambiente. Com esse único móvel, é possível ter algumas necessidades supridas, pois o mesmo serve de rack, apoio para sentar e guardar objetos”, explica Neves.

 Já o quarto é separado da sala apenas por uma porta de vidro, possibilitando integração dos cômodos e facilitando a transição entre eles. O ambiente que teve mais destaque foi o banheiro, que apesar do pouco espaço, ficou clean e prático. O local dispõe de parede revestida com azulejo e nicho na horizontal com o objetivo de alongar o cômodo.

Além disso, o arquiteto utilizou o Box Elegance, da Ideia Glass, empresa de kits e ferragens para box e portas de passagem, que deu um toque de leveza e elegância para a área através das suas roldanas aparentes. “O Box Elegance traduz muito a proposta do projeto, pois o mesmo possui traços limpos e arrojados, com um ponto alto para trazer nobreza através de seu design”, finaliza o arquiteto.

 

 

 

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...