Colunista

Dr. Rodrigo Achilles

Cirurgião Plástico. Membro titular da Sociedade de Cirurgia Plástica. CRM 88011.

Procedimentos estéticos de urgência!

Dr. Rodrigo Achilles 21/12/2018

Muitas vezes ao ser convidado para uma festa importante, como um casamento, um aniversário, uma formatura e nas festas de fim de ano nos deparamos com um grande problema: o espelho! Poderíamos jurar que as rugas ou os sulcos na face não estavam ali. Por isso, além de um vestido novo, maquiagem e cabelo, precisamos melhorar a aparência da face em um curto espaço de tempo. Muitas vezes isso realmente é possível. Nestes casos a limpeza e a hidratação da pele por uma boa esteticista é um ótimo começo.

Alguns tratamentos clínicos, realizados pelos cirurgiões plásticos ou dermatologistas podem melhorar o aspecto da face sem precisar de um longo tempo de recuperação, e podem ter seu efeito em 10 ou 15 dias. Mas muito cuidado! Às vezes estes tratamentos podem atrapalhar. Por isso, a escolha de um especialista é fundamental para que este risco diminua.
A toxina botulínica tem seu efeito iniciado em 2 ou 3 dias, e após 10 dias já atingiu boa parte de seu efeito. Ela é usada para tratar as rugas da face. O ideal é que seja feita 30 dias antes do evento porque assim podemos rever o resultado após 10 a 15 dias e se precisar melhorar seu efeito, existe tempo para isso. Depois de 30 dias, a fase onde os músculos ficam mais bloqueados já passou e a face pode parecer mais natural, mais bonita, sem estigmas da toxina.

O mesmo podemos dizer sobre os preenchimentos faciais. A utilização, principalmente do ácido hialurônicos, em suas diversas apresentações, podem melhorar os sulcos e depressões da face e devolver o volume perdido com o envelhecimento. Pode ser aplicado com bastante segurança até 15 dias antes deste evento, mas como na toxina, se possível deve ser feito também 30 dias antes. A maioria das aplicações é realizada com agulha, por isso pode deixar a área com pontos escuros (equimoses) ou apresentar edemas (inchaços) em algumas áreas, e isso precisa de tempo para ser resolvido.

Uma área que deve ser evitada no “tratamento de urgência” são os lábios. O aumento labial pode apresentar um edema importante e demora um pouco mais para ficar agradável. Os lasers ablativos como é o caso do CO2 fracionado, também deve ser feito com bastante cautela, avaliando em cada caso a necessidade e o risco deste tratamento de urgência. Muitas vezes a pele deve ser preparada e neste caso pode não haver tempo para isso.

Todos os tratamentos médicos têm suas indicações e riscos, por isso deve ser realizado por um especialista em dermatologia ou cirurgia plástica, caso exista alguma intercorrência eles saberão o que fazer.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...