Beauty

< Voltar

O Inevitável envelhecimento

Por Dr. Rodrigo Achilles 31/05/2018

O envelhecimento infelizmente é inevitável, mas a forma como envelhecemos pode mudar. Existem alguns hábitos e alguns tratamentos que podem manter nossa beleza, sem perder a naturalidade.

Com o tempo a pele do nosso corpo vai perdendo colágeno e elastina, vai ficando sem brilho e sem elasticidade. Além do tempo e da genética, o sol e o cigarro podem piorar bastante este quadro.

Na face, com o envelhecimento, a pele acaba escorregando para baixo e para frente, evidenciando o bigode chinês e mostrando um excesso de pele abaixo da linha da mandíbula. As rugas ficam cada vez mais evidentes e as manchas aparecem junto com o ressecamento da pele.

Evitando o que mais nos envelhece que é o cigarro e o sol, existem alguns tratamentos que podem ser feitos para minimizar os efeitos do tempo e postergar ao máximo a necessidade de uma cirurgia plástica da face.

Primeiro vamos discutir sobre a qualidade da pele. Existem alguns aparelhos que aumentam a quantidade de colágeno e elastina, o mais importante deles é o laser de CO2 fracionado. Este aparelho queima a pele de uma forma controlada e obriga a produção de mais colágeno e elastina, diminuindo a velocidade do envelhecimento e melhorando a qualidade da pele.

As rugas são formadas através da contração muscular. Quanto mais contraímos os músculos para nos expressar, mais rápido elas se formam. O bloqueio da ação muscular temporária, que é conseguido através da aplicação da toxina botulínica, deixa a pele em repouso e ela pode ser restaurada espontaneamente ou com a ajuda do laser de CO2 fracionado, que aumenta ainda mais a capacidade de restauração da pele.

Os sulcos ou depressões podem ser tratados com preenchedores, principalmente para devolver a forma da boca e corrigir o sulco nasogeniano (que separa os lábios da bochecha), ou o sulco nasolacrimal (abaixo da pálpebra inferior). Devolver alguns volumes na face também pode melhorar seu aspecto estético. Entre os mais conhecidos, o ácido hialurônico é o mais indicado para a maioria dos tratamentos. Algumas vezes a cirurgia das pálpebras ou da face é necessária para diminuir a quantidade de pele em excesso, mas os procedimentos estéticos citados acima devem continuar a serem realizados com frequência. Ou seja, a cirurgia não substitui estes tratamentos.

Precisamos lembrar que os profissionais mais indicados para a realização dos procedimentos estéticos são os cirurgiões plásticos e os dermatologistas. Eles conhecem bem esta região e são capazes de tratar possíveis complicações.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...