Colunista

Dr. Rodrigo Achilles

Cirurgião Plástico. Membro titular da Sociedade de Cirurgia Plástica. CRM 88011.

O envelhecimento pode ser atrasado!

Dr. Rodrigo Achilles 18/05/2019

Após os 30 anos de idade, nosso corpo começa a envelhecer. Isso mesmo 30 anos! Sobre isso, não tem nada que possamos fazer. A genética e a medicina podem nos ajudar a retardar este processo de envelhecimento, mas muita coisa depende dos nossos hábitos.

Vamos nos deter no texto sobre o que a cirurgia plástica pode fazer para atrasar o envelhecimento da face, nosso principal cartão de visita, mostrando muitas vezes quem somos e como estamos nos sentindo. Por isso, a imagem facial é importante tanto na esfera social quanto na esfera profissional. Vejamos o que acontece com a face durante o envelhecimento.
A principal alteração que a pele da face sofre neste processo é a diminuição do colágeno e elastina da derme, deixando a pele mais fina, sem brilho, com algumas manchas e rugas. A outra alteração, não menos importante, é a absorção e o deslocamento da camada de gordura para baixo e para frente, como se a pele estivesse escorregando…

Conhecendo a causa dos problemas, fica mais fácil achar algumas soluções para eles. Simplificando o processo, precisamos devolver o volume perdido e estimular a produção de mais colágeno e elastina. Algumas vezes a retirada do excesso de pele se torna necessário.

Bem, como todos sabem, existem muitas formas de estimular o colágeno. A forma mais agressiva e mais eficiente é o laser de CO2, porém o paciente deve entender que existe um tempo para a recuperação, normalmente em torno de 3 a 5 dias nos lasers fracionados. Por ser um laser fracionado, o tratamento deve ser realizado em algumas sessões, dependendo do problema apresentado.

Outro grande aliado da cirurgia plástica são os preenchimentos. Hoje encontramos vários tipos e marcas de preenchimentos nos consultórios. Atualmente, o ácido hialurônico é o único que existe um antídoto, caso aconteça algum imprevisto durante a aplicação, tornando mais seguro o procedimento. Com ele, podemos tratar o envelhecimento da boca, melhorar o sulco nasogeniano (bigode chinês) e volumizar a face envelhecida pela absorção e deslocamento dos tecidos, devolvendo a forma da face.

Não podemos esquecer que a toxina botulínica é de suma importância para tratar e prevenir as rugas. O relaxamento muscular que ela causa, entre 3 a 6 meses, deixa a pele da face em repouso. Isso é fundamental para a restauração da pele, evitando de ser dobrada centenas de vezes ao dia. Tratando e prevenindo o envelhecimento.

A toxina botulínica pode ser associada ao laser de CO2 para melhorar ainda mais rápido os efeitos do tempo. A toxina deixa a pele em repouso e o laser de CO2 estimula o colágeno na área que antes havia uma ruga, potencializando os resultados.

Vamos lembrar que todos os tratamentos têm suas indicações e efeitos colaterais. Por isso, procure um médico cirurgião plástico ou dermatologista. Além destes médicos dominarem o procedimento, eles poderão diagnosticar e tratar eventuais complicações, aumentando ainda mais a segurança nestes tratamento. Saúde é coisa séria!

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...