Capas
< Voltar
Moldando Sorrisos
10/09/2018Casado, pai de dois filhos, com uma vida profissional de sucesso e obstinado em fazer seu trabalho com excelência,
Dr. José Marcio do Amaral nos apresenta sua nova clínica.
De sorriso fácil e com aparência calma, Dr. José Marcio do Amaral leva uma vida agitada dividindo sua agenda entre ser professor na faculdade, congressos onde ele mesmo ministra os cursos e, claro, sua maior paixão: cuidar do sorriso das pessoas. Aliás, trabalho este que ele desenvolve com maestria. Como sou sua paciente, posso “falar de cadeira”, ou se preferir, da cadeira dele. No meio de tantos aparelhos, que em outros consultórios causam tensão e até desconforto, há uma televisão onde podemos assistir a diversos shows musicais enquanto ele, muitas vezes, canta junto com o artista dos vídeos. Cantar faz parte do seu “show”, porque ele visivelmente se diverte observando a tonalidade dos dentes e da porcelana que vai escolher. Simpático por natureza, brinca constantemente e conversa com sua equipe, que está sempre alinhada e ele faz questão de acompanhar a cada passo. Observá-lo olhar para o trabalho concluído é tão prazeroso quanto olhar para o espelho, porque dá para ler em sua expressão o quão satisfeito está com o resultado.
Chegar à odontologia não foi um desejo de infância. Ele conta que quando era criança, como ainda não existia televisão a cabo e ele e os irmãos não podiam passar muito tempo fora de casa, o Dr. José Marcio fazia companhia para sua mãe, que trabalhava com artesanato e o ensinou a pintar e fazer bordados. Descobriu então que possuía enorme habilidade manual, isso deu um norte para seus planos, junto com a inabilidade para advogar e o pouco gosto que tem em escrever. Apesar de admirar a carreira do pai como jurista, nunca foi parte dos seus planos seguir a carreira do pai.
Ao longo de sua carreira, Dr. José Marcio nunca se acomodou. Mesmo que seus objetivos parecessem inalcançáveis no primeiro momento, ele nunca se deixou intimidar por novos desafios. Perfeccionista, ele diz que nunca se considerou à altura de seus planos, e que isso o incentivava a dar sempre o melhor e correr atrás de suas metas.
Nunca pensou em sua profissão como um caminho para enriquecer, ser um grande empresário nunca foi uma ambição, pelo contrário, sua maior motivação sempre foi e continua sendo explorar ao máximo as possibilidades da odontologia, seja em equipamentos, novos tratamentos ou uma equipe à altura de suas expectativas.
Sua primeira especialização foi voltada à odontologia estética restauradora, matéria da qual era professor na faculdade, onde há 30 anos pouco se ouvia falar de facetas e restaurações de porcelana. Buscando uma funcionalidade a mais no seu trabalho, ele estudou e se aprofundou na implantodontia. Eterno aprendiz, ele diz que se inspira em diversas pessoas, tenta sempre absorver os atributos positivos de quem admira. Seu estilo de aula é inspirado por um professor que teve logo no início da sua primeira fase como profissional, tanto que escolheu fazer seu mestrado na Universidade de Bauru, a tantos quilômetros distantes de sua casa, pois desejava estar próximo ao mestre que muito admirava, não só como profissional, mas como pessoa, entre muitos outros dentro da odontologia.
Em nossa conversa pedi para que ele me falasse um pouco de sua carreira dividindo-a em etapas e o Dr. José Marcio garante que, desde os 20 anos, do inicio da faculdade até aqui com 56 anos, as coisas nunca foram fáceis, talvez porque ele nunca parou em uma zona de conforto.
Sua primeira etapa, a universidade, para ele era como se fosse um brincar. Depois que passava a parte mais “chatinha teórica”, ele podia colocar em prática suas habilidades manuais ao brincar com os materiais. Conseguiu concluir o curso com a ajuda da avó e do padrinho, pois seus pais não tinham condições na época para pagar o valor integral do curso. E o pensamento natural era que no momento em que estivesse formado tudo ficaria mais tranquilo. Mas quando veio o primeiro consultório, que era pequeno, montá-lo também não estava ao seu alcance, porém em sua mente a intenção era sempre fazer o melhor dentro de suas posses. Pára, repensa e confessa: “Eu comprei meu primeiro equipamento e não tinha condições de pagar, mas as coisas foram acontecendo e na realidade o que era algo distante foi possível. Meus primeiros clientes foram conquistados com distribuição de cartões”.
Depois foi para uma sala na Rua Azevedo Sodré, era bem localizada, contudo possuía apenas 50 metros quadrados, quando mudou de lá para a Rua Goiás houve um salto de qualidade, pois foi para uma estrutura de mais de 150 metros quadrados.
Agora, mudar para a Rua Tolentino Filgueiras, segundo Dr. José Marcio, foi um plano muito audacioso, alçar vôos tão altos é no mínimo inseguro. Mas ele vem buscando ao longo de sua carreira, de maneira incansável, fazer odontologia com o máximo que ela possa permitir, isso significa ter equipamentos, estrutura e time. Até porque toda esta engrenagem foi feita para atender o público da região.
Toda sua equipe de profissionais da Implante Vida é constituída por professores em suas áreas, e periodicamente a clínica recebe alunos e professores de diversas partes do mundo para cursos e palestras de especialização. Aliás, esses cursos e palestras serão ministrados na nova sede de sua clínica Implante Vida, que evoluiu de uma sala no início de sua carreira para um móvel inteiro com cinco salas, um centro cirúrgico e seu próprio auditório, além do selo de certificação ISO 9001, sendo a única clínica certificada na cidade.
Na Implante Vida é possível realizar qualquer procedimento odontológico “de A a Z”. Desde uma simples limpeza até cirurgias estéticas como a bichectomia (retirada de um tecido adiposo localizado na região das bochechas para afinar os contornos da face), implantes osseointegrados, aparelhos interligáveis, tomografia computadorizada, lentes de contato… Não importa qual seja a necessidade, ele consegue resolver.
Dr. José Márcio também está sempre a par das últimas novidades da tecnologia aplicadas à odontologia. Na sua clínica é possível fazer uma simulação da movimentação dos dentes do paciente através de um software com auxílio da tomografia computadorizada e de um scanner intra-oral com imagem em 3D, possibilitando analisar e planejar todo o trabalho que será realizado.
Apesar de não ter sido seu principal objetivo se tornar referência na odontologia, e de não querer ser um grande empresário, podemos dizer que esses méritos foram conquistados como efeitos colaterais. Dr José Marcio é coordenador dos cursos de Pós-Graduação em implantodontia na Unimes, mestre em Implantodontia pela USC Bauru, já publicou diversos artigos científicos em revistas especializadas, dá palestras pelo Brasil e também no exterior e já foi matéria na Revista Veja. Foi premiado em 2016 como a personalidade LifeStyle, um prêmio dado por esta revista a profissionais de destaque.
Com tantos bons atributos, não é de se estranhar que ele receba pacientes famosos – muito provavelmente você já deve ter visto por aí alguém com o sorriso aperfeiçoado por ele – e também pacientes de outros países, o que apenas evidencia a qualidade e a credibilidade do profissional.