Beauty

< Voltar

Dificuldades para dormir? Conheça os sete pecados do sono.

Por 19/08/2014

woman sleeps on the sofaVocê sabia que hábitos cotidianos, aparentemente inofensivos, podem ser os responsáveis por tirar o seu sono? A consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, listou alguns fatores que representam verdadeiras armadilhas na hora de dormir.

A má qualidade do sono está associada a quadros de irritabilidade, fadiga, sonolência diurna, ansiedade e depressão, além de afetar o controle de peso e a habilidade de memorização.

Conheça os sete pecados do sono e confira quais deles têm interferido os seus momentos de descanso:

1) Ambiente inapropriado

Silêncio, concentração, ambiente escuro e arejado, são necessidades básicas para um sono tranqüilo e profundo. A luminosidade altera os ciclos biológicos e hormonais, interrompendo a produção de cortisol e melatonina e propiciando a sensação de cansaço ao acordar.

2) Travesseiro errado

Existe uma variedade de travesseiros no mercado, prontos para atender os mais diversos biótipos e gostos pessoais. O espaço entre a cabeça e o colchão deve ficar completamente preenchido, alinhando a coluna cervical e prevenindo futuros problemas na coluna.

3) Postura incorreta

O ideal é manter a coluna alinhada com o tronco, o que melhora a circulação sanguínea e facilita a circulação dos estímulos elétricos enviados pelo cérebro ao restante do corpo. Para os especialistas, a melhor posição seria a de lado, amparada por dois travesseiros: um para apoio da cabeça, formando um ângulo de 90º no pescoço, e outro que deve ser encaixado entre as pernas, semiflexionadas.

4) Privar-se do sono

Oito horas de sono. Esse é o tempo necessário para um repouso completo e restaurador. A interrupção ou privação de qualquer uma das fases do sono podem prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde.

5) Alimentar-se antes de deitar

Alimentos que estimulem a produção de insulina devem ser evitados, bem como grandes porções, que dificultam a digestão e atrapalham o sono. Alface, maçã, pepino, salsão e ervas como camomila ou cidreira, são os mais indicados. Leite e derivados, frutos do mar, grãos integrais e leguminosas, também são permitidos, já que são ricos em triptofano, substância que estimula a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono.

6) Bebidas e cigarro

Bebidas com cafeína atrasam a chegada do sono e prejudicam a qualidade das horas dormidas, portanto devem ser consumidas até, no máximo uma hora antes de deitar. A nicotina também é estimulante e deve obedecer à mesma regra.

7) TV e outros aparelhos eletrônicos

Diferente do que pode parecer, o grande problema da televisão, do tablet e outros tipos de aparelho eletrônicos, é a iluminação que irradiam: ela inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono. É como se o corpo não descansasse completamente, experimentando uma noite mal dormida, com interrupções.

 

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há mais de 20 anos no mercado. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...