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Aroma x Fragrância: qual a diferença?

Por 16/06/2018

Grupo Robert

Quem não gosta de sentir um cheiro único? Ou experimentar um novo paladar? Seja na comida ou no ambiente, estas experiencias sensoriais – também conhecidos como cheiros e sabores – fazem parte do cotidiano do brasileiro e muitas vezes passam despercebidos. De onde eles vêm? Onde surgiram? Qual a diferença entre aromas e fragrâncias? Como é criada a fragrância do perfume que você utiliza diariamente, você sabe? E os perfumes, como eles nascem?

Muitas vezes as palavras, os sentidos e os significados de aromas e fragrâncias são trocados e misturados. Para ambos utilizamos a identidade e a sensibilidade do sentido olfativo o mais enigmático dos cinco sentidos, pelo qual podemos reconhecer e recordar cerca de 10 mil odores diferentes.

Há mais de 200 anos o grupo Robertet, de origem francesa, tem sido fonte de ingredientes naturais para o desenvolvimento de aromas e fragrâncias. A história, que se iniciou em Grasse, sul da França, cultiva o primor de suas criações com expertise natural e cria cheiros e aromas que se adequam ao perfil dos brasileiros e do mundo.

Aroma: substância ou mistura de substâncias capazes de ativar nosso paladar

Um composto volátil e que pode ser percebido pelo olfato e paladar. O aroma está associado ao gosto (sensação reconhecida pelo paladar), ao odor (sensação reconhecida pelo olfato) e sabor (sensações complexas associadas ao estímulo dos gomos gustativos e a memória). São poucos os alimentos que permitem uma distinção clara entre odor e sabor. Além disso, é possível identificar as substâncias responsáveis pelos elementos particulares do aroma.

O aroma tem como objetivo mascarar notas desagradáveis como as de vitaminas, ou intensificar acordes florais, frutais ou verdes de acordo com a necessidade do produto, ou de recuperar notas voláteis perdidas no processo industrial. Mas além desta função os AROMAS despertam a memória olfativa, que são lembranças de momentos e lugares, como por exemplo a infância. De acordo com Fabiana Palos, gerente de Vendas e Marketing do Grupo Robertet, no mercado brasileiro “as criações dos aromas são amplas pois dependem das características do produto que será aplicado, mas também está relacionado a região de consumo e influências culturais, pois cada região possui tradições gustativa com relação aos sabores básicos, dulçor, amargor, notas picantes, etc”.

No Nordeste por exemplo, temos sabores bem tradicionais como Umbu, Mangaba e Siriguela que não são consumidos em outras regiões, além de o paladar ser tradicionalmente mais doce do que em outras regiões.

Hoje a grande tendência no desenvolvimento de aromas são os Aromas Naturais que vem crescendo diante do aumento de produtos naturais e com o foco em saudabilidade. A Robertet é a empresa líder mundial em produtos naturais e trabalha forte para atender com produtos inovadores e sabores surpreendentes.

Fragrância: o cheiro  

A fragrância é criada com base nas características a quem irá se destinar e qual produto irá perfumar. Para criar uma composição olfativa, os perfumistas lançam mão de ingredientes inovadores e potentes que deixam a marca do cheiro nos produtos, criando um DNA olfativo para o mesmo. Uma fragrância é criada com base no que chamamos de pirâmide olfativa, organizada pelas notas da composição, respeitando as matérias primas mais ou menos voláteis que logo evaporam. Segundo a gerente da Divisão de Fragrâncias do grupo Robertet, Cynthia Crespo, “para criar uma fragrância é necessário um conjunto de ingredientes que harmonizam e formam um cheiro agradável ao olfato, nosso desafio é causar um impacto positivo sensorial que atinja o maior número de consumidores possível.” revela.

Para que a fragrância seja um sucesso, as etapas a serem seguidas são: conhecer o gosto do consumidor ao qual será destinado o produto, avaliar as tendências mercado, hábitos e cultura deste consumidor ou futuro consumidor.

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