Beauty
< Voltar
Aplicar inúmeros cosméticos à noite pode prejudicar a pele
10/01/2025Aplicação de muitos produtos promove saturação muito grande. Além disso, oclusão causada por ativos mais gordurosos pode levar a um quadro de irritação e acne
Na rotina skincare, entre o entusiasmado “quanto mais melhor” e o simplista “menos é mais”, existe algo que sempre funciona: a indicação médica. Tendências que preconizam uma rotina skincare exaustiva, com muitas etapas de cosméticos como o Morning Shed, sempre fazem sucesso nas redes, mas elas também apresentam riscos. “Quando há uma mistura de produtos de marcas diferentes e máscaras, por vezes, muito pesadas, ou se os produtos são incompatíveis, eles vão ter uma interação química. Além disso, na hora de você fazer o aporte desses produtos para pele, uma vez que você usou uma máscara mais pesada e aplica um outro produto sobre ele, ele já nem penetra, porque você já fez uma oclusão. Isso pode causar, desde um quadro de obstrução das glândulas sebáceas, levando com o uso rotineiro em poucos dias a um quadro de uma pele mais oleosa, com os poros dilatados, dermatites irritativas, justamente por essa mistura de ativos que muitas vezes não são adequados para a idade, para o tipo de pele e para a questão da época do ano”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “A questão é que o exagero e a característica oclusiva de substâncias lipofílicas podem gerar alguma irritação. Mas, salvo o exagero, a combinação de produtos mais lipofílicos, quando bem orientada pode ser interessante para uma pele madura, o que já não se aplica para uma pele jovem acneica”, acrescenta a Dra. Flávia Brasileiro, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
De acordo com a Dra. Flávia, sobre tendências como o Morning Shed, é necessário pensar o que realmente penetra na pele, causando o rejuvenescimento. “Há uma saturação muito grande”, diz a médica. “Quando muitos produtos de marcas diferentes, com ativos diferentes, com pHs diferentes, em veículos diferentes, são misturados, pode não ocorrer a absorção de nada corretamente. Se o paciente usa um produto mais espesso, mais viscoso, mais denso primariamente, e depois passa um sérum ou uma loção, esses produtos vão ficar apenas sobre o estrato córneo, o que pode causar realmente um quadro de alergias, dermatites, vermelhidão, coceira e até de inchaço no rosto”, completa a Dra. Claudia Marçal.
A dermatologista Dra. Flávia Brasileiro lembra que a rotina básica mínima de cuidados inclui: higienização com um produto de pH ajustado, hidratação que considere o tipo de pele e, por fim, a fotoproteção, item imprescindível pensando no gerenciamento do envelhecimento desde a mais tenra idade. “A limpeza adequada pode ter pelo menos dois passos, incluindo um sabonete de limpeza suave e uma loção micelar ou então mais um tônico demaquilante ajustado de acordo com cada pele; a hidratação deve contar com o uso de ativos antioxidantes e anti-inflamatórios; a fotoproteção pela manhã; e o uso de um agente renovador, celular e estimulador de colágeno à noite. Esses são os passos básicos que uma rotina skincare deve ter, além de um bom hidratante para a área dos olhos e um hidratante labial”, conta a Dra. Flávia.
Segundo a Dra. Claudia Marçal, quando há o desejo de ‘turbinar’ o skincare, é possível, sob prescrição médica, aplicar um ácido mais importante durante o período noturno em dias alternados. “Outro ponto interessante é usar as máscaras de LED, que podem ser usadas diariamente ou pelo menos três vezes por semana. Para peles mais oleosas, o LED azul, para peles mais sensíveis, a máscara de LED LLLT (Low-Level Laser Therapy) com a coloração vermelha aplicadas por 15 minutos. E depois isso já prepara para o uso dos cremes”, diz a Dra. Claudia Marçal.
A Dra. Flávia também afirma que o período noturno, normalmente, é o momento que o paciente tem um tempo maior para os cuidados. “Por isso, é quando podemos focar em produtos que vão além da higienização e hidratação, sendo o momento ideal para tratar desordens da pele, como o melasma, que pode exigir o uso de ácidos e despigmentantes”, diz a Dra. Flávia. Existem produtos que podem ajudar nessa tarefa, como o Pure C 40 Ultra Clareador, da Ada Tina. “Indicado para peles com manchas ou melasma, o produto é o primeiro mousse concentrado com 2 vezes mais Vitamina C puríssima, com ação clareadora, e ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular, que hidrata a pele em camadas profundas. O produto é formulado para clarear intensamente a pele com máxima eficácia contra melasma e manchas, inclusive as mais resistentes decorrentes do envelhecimento precoce, deixando a pele mais uniforme e iluminada”, diz o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.
Por fim, a Dra. Flávia lembra que a orientação médica é essencial na escolha do skincare. “As escolhas de ativos e veículos são pensadas de acordo com a idade, característica de pele ou qualquer necessidade específica, de forma individualizada, personalizada”, finaliza.
FONTES: *DRA. CLAUDIA MARÇAL: Médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP, speaker de laboratórios globais de dermocosméticos e de fabricantes de equipamentos. CRM: 78980 / RQE: 31829. Instagram: @draclaudiamarcal
*DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @draflaviabrasileirodermato