Business

< Voltar

A importância do profissional da área de inglês

Por Marco Antonio Cunha 18/12/2019

Não existe área onde o inglês seja algo supérfluo. Hoje, as siglas e expressões em inglês cercam toda a cadeia do consumo: desde o nome de um produto e seu slogan até os jargões econômicos para investimentos.

Falar inglês é, definitivamente, estar inserido em um mundo cada vez mais globalizado. No mercado de trabalho não é diferente: há muito tempo o que era um diferencial, hoje é necessidade – justamente porque as relações entre os países estão cada vez mais estreitas e qualquer área de trabalho precisa explorar isso da sua forma.

Se para qualquer ramo ser bilíngue é primordial, para um profissional da área de inglês a busca por conhecimento da língua é mais longa, pois para lidar diariamente com o idioma, esse profissional deve investir seu aprendizado em conhecimentos contextuais e culturais da língua, podendo atuar como pesquisador, tradutor, editor, revisor, intérprete ou professor. Esse último deve se especializar em teorias e práticas de ensino. E, claro, todos eles precisam pesquisar muito sobre os países que falam esse idioma e sobre sua cultura e sociedade, lendo livros, ouvindo músicas e assistindo a filmes. Isso faz com que eles mantenham sempre o contato com a língua – e essa é uma dica valiosa para quem está aprendendo inglês também!

Você pode não ter se dado conta, mas durante sua última visita ao cinema para ver uma obra internacional, havia apenas duas opções para o filme: legendado ou dublado. Nos dois casos, um profissional de inglês teve que participar do processo.

O ramo da interpretação e tradução é de suma importância para o mercado cultural, pois é através desse trabalho que os filmes conseguem relevância mundial. Do sucesso das grandes bilheterias também fazem parte os tradutores, um grupo de profissionais que esclarece e facilita o entendimento, ajudando a disseminar cultura.

Para os professores, esse mercado está cada vez mais aquecido, uma vez que um profissional de qualquer área precisará aprender o idioma para se destacar. São muitos anos de estudo e dedicação para formar pessoas que se sintam seguras em falar o novo idioma. Além de conferir mais segurança, isso permite, por exemplo, viajar com tranquilidade, aproveitando ao máximo outro país. Devemos muito aos especialistas da área de inglês, pois cada vez mais barreiras são quebradas, resultando em mais cultura, lazer, trabalho e diversão.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...