Beauty

< Voltar

6 dicas para você fazer um spa em casa e desestressar durante essa quarentena

Por Redação 28/04/2020

Com as clínicas estéticas e dermatológicas fechadas, assim como os spas, aposte em tratamentos para a pele que podem ser realizados em casa para te ajudar a relaxar.

Devido à pandemia do Coronavírus, estamos passando por um momento de muito estresse. E, por causa das recomendações do Ministério da Saúde para permanecermos em isolamento social, não há a possibilidade de visitarmos uma clínica de estética, um dermatologista ou um spa para realizarmos tratamentos que nos ajudam a relaxar. Então, a alternativa é fazer seu próprio spa em casa.  “Durante a quarentena, é importante tentar buscar o bem-estar mental e a autoestima. E um momento de relaxamento, como cuidar da pele, é uma ótima maneira de manter a cabeça no lugar, principalmente porque o toque, independentemente de sua finalidade, ajuda a reduzir o cortisol, hormônio ligado ao estresse, e estimula a parte do sistema nervoso que acalma o corpo e a mente”, explica a especialista em Estética e Cosmetologia Isabel Piatti, embaixadora do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (CIA) e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica (ABEC). Para ajudar nessa tarefa, reunimos um time de especialistas para dar dicas de como realizar um tratamento digno de spa sem sair de casa. Confira:

Comece com a higienização: Todo processo de cuidados com a pele deve iniciar com uma limpeza. Caso você esteja usando maquiagem esse processo deve começar com o uso de um demaquilante, que deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele. “Se sua pele for oleosa e acneica, procure por demaquilantes à base de água ou em gel. Já para peles mistas, o demaquilante em loção e os lenços umedecidos são ótimos. Os demaquilantes bifásicos, por sua vez, são excelentes para a pele seca e madura e para a área dos olhos, visto que a região é mais sensível”, recomenda a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em seguida, realize a higienização com o sabonete convencional, que também deve ser específico para as características da pele de cada um. “O sabonete para pele oleosa deve ser preferencialmente líquido e contar com ativos que controlem a oleosidade, como ácido salicílico ou glicólico. Já as peles mais secas devem investir em loções, sabonetes cremosos, emulsões ou sabonetes líquidos à base de extratos calmantes, como aloe vera, e sem agentes agressores”, diz o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Aposte no vapor: Uma ótima estratégia para ajudar a abrir seus poros e potencializar a ação dos cosméticos que serão aplicados em seguida é através da vaporização. Para isso, você pode utilizar dispositivos específicos ou então posicionar seu rosto coberto com uma toalha sobre um pote cheio com água quente e óleos essenciais.

Esfolie a pele: Após a higienização da pele, faça uma esfoliação facial. “O processo vai estimular a renovação celular e melhora a textura da pele, além de retirar o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e potencializar a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”, diz a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance. O esfoliante deve ser espalhado em movimentos circulares, mas tome cuidado para não exagerar no atrito, o que pode sensibilizar e irritar a pele. Além disso, fique atento às fórmulas. “Um bom esfoliante deve ter partículas uniformes de tamanho pequeno ou médio e origem natural, como seda do arroz, sementes de apricot e linhaça. Além disso, deve ser formulado com ativos calmantes, anti-inflamatórios e hidratantes para ser capaz de remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Utilize uma máscara: Em seguida, aposte nas máscaras para conferir máxima hidratação à pele. “As máscaras têm vantagem sobre os cremes, visto que suas fórmulas são mais concentradas e seus princípios ativos estão em concentrações maiores. As máscaras também permanecem em contato com a pele por um tempo maior do que os cremes, o que potencializa sua ação”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff. E o melhor é que existem máscaras para as mais diversas finalidades. “Quem possui a pele seca, por exemplo, pode procurar por produtos que levem em sua composição ativos com alto poder de hidratação, como o ácido hialurônico. Já quem possui a pele oleosa deve procurar por máscaras com ingredientes que controlem a oleosidade, como a argila”, recomenda a médica. Mas atenção ao uso, pois, de acordo com Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele, toda máscara tem um tempo até fazer o efeito esperado. “O período descrito no rótulo é importante para que haja ação efetiva na pele, com absorção dos ingredientes ativos. Também não passe do tempo, pois algumas máscaras podem deixar a pele irritada e o rosto vermelho. Portanto, siga as instruções”, alerta a especialista.

Hidrate: Finalize seu dia de spa com uma poderosa hidratação, que é responsável por recuperar as características normais do tecido, equilibrando e mantendo a concentração de água em suas diferentes camadas, o que resulta em uma pele mais viçosa e saudável. “Para isso, procure por hidratantes que contenham na composição ativos como ácido hialurônico, ceramidas e hyaxel, que são altamente hidratantes e grandes aliados na redução dos sinais do envelhecimento. Além disso, você pode utilizar cosméticos formulados com antioxidantes, como a Vitamina C, que mantêm o tecido cutâneo com a tonalidade mais homogênea e com muito mais viço”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, é importante também ficar atento ao veículo do produto. “Uma pele mais oleosa vai se beneficiar melhor de hidratantes mais fluídos, como loções e géis. Já uma pele mais ressecada, deve optar por veículos mais cremosos.”

Massageie: Ao aplicar o hidratante, vale a pena realizar simultaneamente uma massagem na face, pescoço e colo. “A massagem ajuda a revitalizar e rejuvenescer a pele, prevenindo e diminuindo rugas e melhorando o tônus muscular, além de aliviar o estresse e melhorar a circulação da região”, destaca Isabel Piatti. Para isso, basta realizar uma combinação de movimentos vigorosos e suaves no rosto, sempre direcionados de dentro para fora e de baixo para cima. “Enquanto movimentos mais vigorosos atuam nos músculos, favorecendo a contração muscular e a oxigenação da pele, com consequente melhora no tônus e na definição, manobras mais suaves ativam o sistema circulatório, o que ajuda a nutrir a pele e estimular a produção das fibras de colágeno e elastina”, explica. Mas tenha cuidado, pois os movimentos de massagem, se realizados bruscamente, podem causar atrito e gerar irritação e sensibilidade na pele.

Para aumentar o relaxamento e proporcionar um clima de spa ainda maior, aposte também na ambientação. Coloque uma música calma, acenda uma vela e aproveite o momento para se desligar do mundo e desestressar. Porém, enquanto estiver realizando seu tratamento de spa em casa, lembre-se de que certos procedimentos devem ser feitos apenas por profissionais especializados. “Extrações, por exemplo, nunca devem ser realizadas em casa, pois podem causar infecções e cicatrizes inestéticas se feitas de modo incorreto”, finaliza a Dra. Claudia Marçal.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...