Capa

Visagismo transformando pessoas

O que é o visagismo?  É a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, associados à sua personalidade, sua profissão, meio onde vive e a imagem que gostaria de passar, utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Qual a importância do visagismo para o profissional de beleza? Utilizando conhecimento sobre as características da personalidade de uma pessoa, tipos de rosto e corpo, comportamento, é possível fazer uma avaliação mais precisa da imagem que a pessoa veio buscar com a imagem que realmente combina com ela, desta forma o profissional de beleza transmite mais segurança e é muito mais assertivo nas propostas oferecidas.

REVISTA (16)

Como é aplicado o visagismo no processo criativo de uma imagem? O visagismo pode ser feito através de uma avaliação simples, com a experiência do profissional no assunto, desde o momento que a cliente entra no salão, se senta na cadeira do visagista e explana sobre o que veio buscar, passando por uma avaliação mais técnica, com ferramentas específicas e uma ficha de anamnese para só então iniciar o processo criativo, e também pode-se fazer um dossiê com uma análise profunda de todas as características físicas, faciais e corporais, determinando desde cabelo, make, sobrancelhas, como roupas, sapatos, assessórios, perfume e até o carro que ela irá usar.

Qual a importância da imagem num contexto geral? A imagem de uma pessoa hoje em dia é fundamental, pois tem impacto direto nas relações de trabalho, pessoais e afetivas. Com o crescimento veloz das redes sociais, nos vemos cada vez mais obrigados a cuidar muito bem de nossa imagem pessoal. As grandes empresas fazem consultas na rede antes de qualquer contratação, pois ali podemos conhecer muito da pessoa entrevistada. No visagismo aprendemos que diante de uma cliente é preciso saber, primeiro quem ela é, observar quem ela parece ser, para só então desenvolver a imagem de quem ela gostaria de ser.

REVISTA (125)

Você usa o visagismo em todos os trabalhos que faz? Sim, de um modo geral, quando estudamos o visagismo, acostumamos o nosso olhar a fazer uma avaliação a todo momento, então seja num corte de cabelo, numa coloração ou numa indicação simples de uma construção de uma imagem, uso as técnicas do visagismo.
O visagismo pode ser aplicado em outras áreas que não seja o profissional de beleza? Sim, como lidamos com estrutura facial e corporal, além de personalidade e comportamento, o visagismo já é aplicado na odontologia, na moda em roupas e calçados por exemplo.

Quais ferramentas você usa para fazer o seu trabalho como Hair Stylist . Além das técnicas de visagismo, também uso técnicas de PNL, recentemente conclui meu curso de PRACTITIONER no Instituto VOCE , e isso veio somar e melhorar ainda mais as minhas avaliações, pois na PNL trabalhamos muito o ser humano através do conhecimento interno e sua linguagem, desta forma, hoje consigo observar muito mais minhas clientes internamente para entende-las e a partir daí criar uma imagem em harmonia com o interno e o externo.

Deixe seu Comentário