Comportamento

< Voltar

Que cuidados tomar com o peso da mochila?

Por 31/01/2014

Na hora de comprar o material escolar, um item merece atenção especial: a mochila. Com o peso muitas vezes excessivo, devido à quantidade de livros e outros materiais. As mochilas precisam ser adequadas para distribuir bem o peso e não prejudicar a postura dos pequenos e grandes estudantes. Os pais devem ficar atentos para evitar que os filhos carreguem peso maior que o recomendável. A Academia Americana de Pediatria considera que o ideal é que a mochila tenha entre 10% e 20% do peso corporal do estudante. Há instituições que defendem o percentual de 15%.

Durante a infância e a adolescência, ossos, músculos e articulações ainda estão se formando. Os riscos de ficar com a coluna torta são maiores para quem ainda não é adulto. De tanto carregar uma “casca de tartaruga” por aí, tem criança que já sente dores. O problema está em carregar uma carga maior do que o corpo aguenta.

Além do desconforto, o uso errado das mochilas pode deixar a coluna mais inclinada para o lado (desvio chamado de escoliose) ou mais encurvada (hiperlordose ou hipercifose). Praticar exercícios físicos e sentar corretamente pode ajudar a não ter esse problema.

O assunto é tão importante que os senadores aprovaram, no ano passado, um projeto de lei que proíbe que o peso da mochila dos estudantes seja maior que 15% do peso de cada um. Os médicos recomendam que a mochila tenha, no máximo, 10% do peso do aluno. Uma criança que pesa 30 quilos, por exemplo, deveria carregar até 3 quilos de material. Se for necessário, peça ajuda a algum adulto para checar ou pesar a mochila para não ter problemas.

Atenção aos detalhes
O primeiro passo para não carregar peso demais é levar somente o que realmente for usar a cada dia. Para usar a mochila de rodinhas, também é preciso tomar cuidado. É melhor não arrastar a bolsa com um braço só para não acumular o peso. Varie. Se no caminho para a escola existem muitas escadas, o modelo de rodinhas pode ser pior.

Para não ter problemas com a mochila de costas, o ideal é usar uma que seja da largura dos ombros, que não vá muito além da cintura, que tenha alças largas e que fique próxima ao corpo. Apoiar a mochila em um ombro só é garantir o incômodo depois de algum tempo. Para mochilas do estilo “carteiro” ou bolsas, a dica é a mesma dada para as mochilas de rodinha: alterne os ombros, para não forçar um lado só.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...