Comportamento

< Voltar

Publicidade na rede

Por 26/06/2014

A internet é uma ferramenta fantástica. Graças a ela e a globalização, as pessoas têm acesso à informação quando e onde estiverem, via computadores, tablets ou celulares. O montante de conteúdo que encontramos é inúmero, variando conforme a sua forma, entre notícias, imagens, vídeos e entretenimento. E é nesse sentido que a rede mundial de computadores pode ser um aliado importante para pequenas e médias empresas. É com ela que se trabalha o marketing digital.

Essa técnica consiste basicamente em um conjunto de ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da internet, celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos.

Esse tipo de marketing é considerado uma adaptação de um trabalho que até um tempo atrás era algo analógico. Considerando que marketing é uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos por meio de troca, e que a comunicação entre seres humanos se dá cada vez mais em ambientes virtuais, todo o planejamento estratégico em marketing nas empresas tem que ser pensado para os meios digitais também”, explica o especialista em produção digital, Regis Junot.

Atualmente, pesquisas comprovam que quando bem utilizados, o marketing digital é capaz de trazer resultados de ponta para a empresa. Uma boa ação multimídia pode ser um influenciador para a imagem dos negócios da empresa. Os comentários e recomendações de consumidores de uma empresa muitas vezes passam mais confiança e credibilidade do que relatos de chefes e diretores.

Além disso, o especialista destaca outros dois resultados. “O marketing digital produz uma eficiência e eficácia na comunicação, aumentando a possibilidade da oferta da empresa (produtos ou serviços) atingir os respectivos mercados e ser adquirida pelos consumidores. Destaco também a otimização na avaliação, exercendo controle sobre os processos de comercialização e interpretação dos seus resultados, permitindo corrigir falhas e melhorar futuros processos de marketing e comunicação”.

É claro que esse tipo de trabalho deve ser executado com cautela. A internet é um mundo muito amplo e repleto de possibilidades. É importante tomar cuidado com vários fatores para não desfavorecer sua empresa. Ser autêntico, honesto e relevante são apenas alguns pontos cruciais para chamar atenção online.

Ademais, é bom ter em vista a linguagem usada no conteúdo. Dependendo do público alvo, as linguagens visual, textual, comunicacional e mercadológica precisam estar alinhadas aos valores, culturas, hábitos e comportamentos do público-alvo. “Em resumo, é preciso entender quem é o ser humano que está do outro lado da tela”, finaliza o especialista.

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...