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Pedro Alcântara: Preparado para vencer

Por 17/12/2012

Por: Guilherme Zanette

Conhecido por sua curiosidade nata, Pedro Alcântara já demonstrava talento para ser comunicador desde pequeno. Nos tempos de escola, mesmo tímido, ele se saía bem quando tinha de fazer algum trabalho entrevistando alguém. “Acho que minha inclinação para comunicação se dá pelo fato de eu falar e ler muito; sempre fui muito curioso. Já na sétima série do ensino fundamental, fiz um trabalho na Igreja do Valongo no qual entrevistei um padre. Ele falou que eu deveria ser jornalista, pois fazia muitas perguntas inteligentes”, diz o pai de Pedro Rapoport Alcântara, um garoto de seis anos, que enche os olhos paternos de orgulho. “Ele é a minha cara, tem o meu jeito quando eu era da idade dele, bem tímido”.

Caçula com três irmãos e três irmãs, desde muito cedo — e por iniciativa própria — decidiu fazer alguns bicos para ganhar uns trocados. “Não era uma imposição da família. Meu pai ganhava um salário bom, mas com sete filhos não era suficiente. Então não tinha essa de ‘pai, me dá’”. Os mimos que não teve na infância, hoje procura proporcionar ao filho. “Minha casa é praticamente uma loja de brinquedos”, comenta. Casado há sete anos com Isabela Rapoport, ele acrescenta que, por ter horário de trabalho flexível, consegue dar sempre uma fugidinha para casa e passar algum tempo com o filho.

Quando o assunto é trabalho, é perceptível que Pedro é o típico profissional que não só faz o que gosta, como defende com unhas e dentes o que faz. Para ele, colunismo eletrônico deve ser feito com informação e conteúdo. “O colunismo é um instrumento que leva informação ao telespectador sem ser fútil e superficial”, explica.

Sua trajetória profissional começou na área administrativa de uma TV regional. Passou quatro anos lá e chegou ao cargo de diretor da empresa. Seguiu para a Santa Cecília TV, onde tinha um programa do qual era diretor e apresentador. Mas o colunismo eletrônico só começou quando a VTV surgiu como uma nova emissora da região. “Com três meses de programa na VTV, fui informado que me queriam como parte da emissora, o que foi inédito: um concessionário ser incorporado pela emissora.”

Toda essa bagagem facilitou no relacionamento com as pessoas, principalmente com as de sua equipe, nesses um ano e meio do programa Pedro Alcântara. Com 11 colaboradores, se diz um líder democrático. “Gosto de saber e perceber que as pessoas que fazem parte da minha equipe têm autonomia. Elas são perfeccionistas. Tenho muito orgulho deles”, comenta. Para ele, é fundamental apostar na fé das pessoas, ter momentos de cobranças e também de elogios.

Com um estilo de vida simples, o colunista se diz feliz e realizado. “Tenho satisfação em descobrir e aprender o que não sabia antes. E isso acaba se revertendo em uma satisfação do entrevistado, que viu que me preparei para a matéria dele.” E finaliza: “Sempre soube escolher o que quero e o que eu posso. O Pedro Alcântara é um cara que, na vida, fez do limão uma limonada”.

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