Ambientes

< Voltar

Papel de parede: use e abuse

Por Redação 04/03/2013

 

 

 

 

 

por: Marcelo Couto

Ele voltou com tudo! Depois de um tempo no ostracismo, os papéis de parede voltam a compor os ambientes, oferecendo muita sofisticação, destaque e elegância. Usado em espaços residenciais, lojas ou ambientes corporativos, ele retornou com um objetivo definido: “A função do papel, hoje, é a de dar vida a um espaço que, às vezes, nem cabe um móvel (hall de entrada, corredor, hall de elevador, lavabo), oferecendo aconchego, trazendo o bem estar ao ambiente, independente de estilo ou conceito na decoração”, explica nosso consultor de arquitetura e design de interiores, Marcelo Couto.

Com várias opções, o papel de parede contempla qualquer estilo na decoração. “Acredito que nos papéis de parede não temos ‘tendência’”. Vale até apostar em estampas mais fortes, de acordo com Marcelo Couto, que exemplifica alguns lugares onde isso é possível: “principalmente onde o papel estará em destaque, como lavabos e hall de elevadores, onde é possível compor as estampas com outras estampas ou com papéis lisos”.

Houve uma época em que os santistas eram muito resistentes a ideia de usar papel de parede. Isso não acontece mais, em virtude de uma série de serviços oferecidos pelas lojas e arquitetos. “As paredes passam por uma vistoria antes até mesmo da venda, pois qualquer umidade na parede pode descolar ou manchar o papel depois de aplicados”, afirma, completando que hoje se aplica papel de parede até nos tetos dos quartos!

Mas, é como ele disse: a parede deve estar perfeita, sem nenhuma imperfeição, com massa corrida aplicada e lixada. “O ideal é que esta parede esteja pintada com pelo menos uma mão de tinta e seja instalado por alguém capacitado. Não se arrisque, pois o prejuízo pode ser grande na perda do papel mal aplicado”, completa.

A opção pelo papel de parede — desde que bem aplicado — é durável, tendo uma vida útil semelhante a de uma pintura bem feita. Existem papéis (os vinílicos) que podem ser limpos com um pano levemente umedecido.

Não bastasse suas vantagens estéticas para o lar, o papel de parede agora também é muito usado em ambientes corporativos. “Salas de reuniões, diretoria, lojas… sempre de acordo com o projeto”, finaliza o arquiteto. E, vamos combinar: suas texturas podem deixar o ambiente ainda mais personalizado, mais a sua cara… Vale a pena!

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...