Comportamento

Outubro Rosa: A importância da prevenção

Com a chegada do novo, se inicia também a campanha Outubro Rosa, que visa dar destaque à discussão sobre o câncer de mama. Diversos monumentos nacionais são iluminados no tom com o objetivo de chamar atenção para o tema.

Outubro RosaSegundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, somente em 2015, foram identificados 60 mil novos casos, o que representa 22% do total de novos diagnósticos de câncer no Brasil. É a segunda região do corpo mais atingida pela doença e apresenta ainda uma alta taxa de mortadidade, pela detecção tardia.

Segundo o Dr. Miguel Torres, chefe do programa de tratamento ao câncer na Radiocore, a maior parte das mulheres só identifica alguma anormalidade quando a doença já está em desenvolvimento, através de irregularidades na pele, como marcas, caroços ou franzidos na pele. Por isso, é imprescindível a realização do autoexame para que o nódulo seja localizado logo no início.

Outubro RosaFatores de risco, como sedentarismo, tabagismo e obesidade, contribuem para a incidência da enfermidade. Em contrapartida, a prática de exercícios físicos diariamente e a boa alimentação são aliados na prevenção dessa e de tantas outras doenças.

Vale lembrar que o câncer de mama pode também acometer os homens, apesar da incidência ser bem menor, e eles também devem se prevenir.

Deixe seu Comentário