Comportamento

< Voltar

Alteração do clima influencia no funcionamento de refrigeradores

Por 04/02/2014

Neste verão, as temperaturas médias registradas no Brasil estão variando entre 30°C e 35°, e abrir a refrigerador para se servir de um copo de água gelada é uma cena bastante comum e prazerosa. O que poucas pessoas imaginam é que a temperatura externa também influencia no funcionamento do refrigerador e, para garantir que a água sempre estará gelada e os alimentos preservados adequadamente, é preciso tomar alguns cuidados.

A primeira medida a tomar é ajustar o termostato corretamente, de acordo com a temperatura de cada época do ano. Quando a porta do refrigerador é aberta, ocorre uma troca de calor entre o ambiente e o sistema refrigerado. A diferença entre essas temperaturas é maior em dias quentes e menor em dias frios.

Nos dias mais quentes, quando a porta é aberta, entra mais calor no sistema de refrigeração. Por isso, o termostato deve ser regulado para produzir temperaturas mais baixas (girar termostato no sentido da temperatura Máxima). Nesse caso, a regulagem correta faz com que o compressor – que é o principal responsável pela produção do frio em um sistema de refrigeração – trabalhe com mais intensidade, fazendo com que o interior do refrigerador volte para a temperatura ideal para conservar os alimentos.

Nos dias quentes, é natural que a refrigerador seja aberta mais vezes, por isso é muito importante que o eletrodoméstico seja aberto somente quando necessário. Outra dica importante é manter o eletrodoméstico a uma distância mínima de 15 centímetros da parede, para que o condensador não fique sobrecarregado.

O condensador está localizado na parte de trás da refrigerador, onde antigamente as pessoas costumavam pendurar tênis e roupas para secar. Essa é uma prática nada recomendável: o condensador é onde o fluido refrigerante perde calor para o ambiente e passa do estado gasoso para o estado líquido. A obstrução do condensador dificulta essa troca de calor e compromete todo o sistema de refrigeração, resultando ainda em maior gasto de energia.

Outro fator que deve ser observado é a quantidade de alimentos no refrigerador: deve-se tomar cuidado para não obstruir a passagem do ar (com sacolas, caixas muito grandes e similares), proporcionando assim uma melhor distribuição das temperaturas internas.

 

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...