Travel

< Voltar

A magia do Natal na França

Por Eleonora Ribeiro 23/12/2014

Natal-na-França-IIPara as crianças francesas, Natal é sinônimo de magia, de andar no carrossel em Paris e ver o brilho da cidade ainda mais intenso. Para nós, brasileiros, passar o Natal na França também é magia, um sonho que pretendemos realizar um dia ou reviver.
Todos os anos, franceses e milhares de turistas invadem a Cidade-Luz e se encantam com o que ela oferece de mais belo durante esse período. Um passeio pela Avenue des Champs-Elysées é um verdadeiro espetáculo de luzes nos 2 km que ligam o Arco do Triunfo à Place de la Concorde!
Podemos ir ao Mercado de Natal da famosa avenida, inaugurado em 2008 e que já faz parte do calendário oficial da cidade. Além dele, podemos visitar Le Village de Noël des Champs-Elysées com seus 180 chalés de madeira e fazer muitas compras…
Natal-na-FrançaPor falar em compras, a cidade oferece ao turista um show de criatividade e encantamento na decoração especial de Natal das grandes lojas. As mais famosas, Printemps e Galeries Lafayette, são uma atração com suas vitrines luxuosas que fazem congestionar as ruas perto da Ópera de Paris. Este ano, a grife Burberry vai decorar as vitrines da Printemps contando a viagem de um menino inglês de Londres a Paris. Uma viagem de sonho! Já na Galeries, a árvore de 27 metros está de ponta cabeça! Para os românticos, uma boa opção é passar a noite de Natal a bordo do bateau-mouche, com um menu especial, percorrendo os pontos turísticos iluminados, ao som de música e brindando com champagne! Vive l’amour!
Para aqueles que preferem ver um panorama de Paris ainda mais iluminada, a melhor opção seria reservar uma mesa no restaurante Jules Verne, no segundo andar da Torre Eiffel. Um programa saboroso e inesquecível, com os pratos requintados do chefe Alain Ducasse! Um alerta aos turistas desavisados: muitos restaurantes fecham nos dias 24 e 25 de dezembro.
Natal-na-França-IIIA arte de servir e comer bem faz parte do “savoir-faire” e “savoir-vivre” na França. Nessa época, na ceia de Natal, não podem faltar os pratos tradicionais: peru com castanhas, ostras, escargots, foie gras e a famosa sobremesa Bûche de Noël, um rocambole recheado com creme e coberto com chocolate ou marzipã. Bons momentos de degustação e prazer à mesa!
Terminando nosso passeio, apresentamos uma curiosidade sobre um dos símbolos de Natal, o “Sapin de Noël”, a árvore de Natal: no norte da França, as bolas de cristal substituíram as maçãs que decoraram as árvores até 1858. Após um inverno rigoroso, a produção de maçãs foi muito pequena. Os vidraceiros criaram, então, as bolas de cristal que adornam nossas árvores até hoje.
Desejamos a todos os leitores “un Joyeux Noël et une Bonne Année 2015”!

Compartilhe:

Entre na lista V.I.P.

Conta para a gente seu e-mail e fique por dentro das novidades. Achados exclusivos, notícias antenadas, conteúdos exclusivos...